Autorizações para duas grandes obras que vão desafogar o trânsito de São Luís foram assinadas na manhã desta quarta-feira (5), pelo governador Carlos Brandão, pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira e pelo subsecretário Ítalo Augusto, no Palácio dos Leões. Foram autorizadas ordens de serviço para a construção do viaduto da Avenida dos Holandeses, que dá acesso à Litorânea, além da 4ª alça viária do viaduto do Jaracaty.
O viaduto da Avenida dos Holandeses terá 200 metros de extensão e 20 metros de vão livre, no ponto de acesso à Avenida Litorânea, e pavimentação asfáltica de 2,55 km, sinalização e drenagem superficial. Já a quarta alça viária do viaduto do Jaracaty, terá 211 metros de extensão e prazo de execução de cinco meses.
O secretário Aparício Bandeira afirmou que as duas obras vão contribuir para diminuir a deficiência viária da capital. “São Luís tem uma frota de veículos numerosa. É o nosso principal meio de transporte, por isso, precisamos melhorar a mobilidade e a malha viária. No Jaracati vamos construir a quarta alça do viaduto, que não foi feita na obra original e que hoje se faz necessário. Já na Holandeses vamos dar mais agilidade para quem trafega entre a Ponta d’Areia e o acesso da Litorânea”, destacou.
INVESTIMENTOS
O governador Carlos Brandão informou que os investimentos do Governo do Maranhão no viaduto da Avenida dos Holandeses, no valor de R$ 10,59 milhões e na quarta alça viária do viaduto do Jaracaty, orçada em R$ 1,94 milhão, visam melhorar a infraestrutura e mobilidade urbana.
“Teremos mais fluidez no tráfego e redução do tempo de deslocamento, com segurança para os usuários”, destacou o governador.
A obra visa, também, facilitar o acesso à Avenida Litorânea e à Praia do Calhau, dois pontos turísticos importantes da região.
O subsecretário da Sinfra, Ítalo Augusto, ressaltou que a execução do viaduto da Holandeses está programada para 150 dias, com um grande esforço para reduzir impactos nos bairros do entorno. Explicou que a construção do viaduto utilizará vigas de concreto protendido (alongado) e estacas para garantir estabilidade e durabilidade da estrutura.
“A requalificação da Avenida dos Holandeses e a quarta alça viária do viaduto do Jaracaty representam um avanço para a qualidade de vida, desenvolvimento econômico e turismo na Grande Ilha de São Luís”, resumiu.