Na noite desta quarta-feira, 05, aconteceu, na Câmara Municipal de Barão de Grajaú a reunião entre representantes da Promotoria, Secretaria de Cultura do município, Polícia Militar e agentes da sociedade civil, para discutir as ações culturais e de segurança que serão realizadas na cidade e nos próximos eventos, a exemplo da Prainha 2023.
A reunião foi coordenada pela Promotoria de Justiça, representada pela Dra. Ana Virgínia, que destacou a importância do diálogo entre os diversos setores da sociedade, a fim de garantir o respeito aos direitos humanos, à diversidade cultural e à ordem pública. Também foi ressaltado o papel do Ministério Público como fiscal da lei e defensor dos interesses coletivos.
O secretário de cultura do município, Flávio Maranhão, apresentou o plano de ações culturais que será desenvolvido pela pasta, com foco na valorização das manifestações artísticas locais, na promoção da educação patrimonial e na democratização do acesso à cultura e no cumprimento das leis.
A polícia militar, representada na ocasião pelo Sargento Elvis, falou sobre as medidas de segurança que serão adotadas para garantir a tranquilidade dos eventos culturais e dos cidadãos em especial a edição da Prainha 2023. Ele afirmou que haverá um reforço no policiamento ostensivo e preventivo.
Os agentes da sociedade civil, representados por líderes comunitários, religiosos, culturais, conselho tutelar, CMDCA e Vigilância Sanitária, manifestaram suas demandas e sugestões para o desenvolvimento das ações de segurança. Eles elogiaram a iniciativa da reunião e se colocaram à disposição para contribuir com o bem-estar social e cultural do município.
A reunião terminou com um clima de harmonia e otimismo entre os participantes, ficando acordado que haverá um acompanhamento periódico das ações propostas.