Com a presença do governador Carlos Brandão, do secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira e diversas autoridades e representantes do Estado, foi assinada, na manhã desta quinta-feira, 30, no CEPRAMA, a ordem de serviço para o início imediato da construção da primeira etapa da Avenida Metropolitana; um importante projeto viário que visa o fortalecimento intermunicipal da Grande Ilha e o desenvolvimento da infraestrutura viária urbana entre as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.
O ato contou, também, com a presença do vice-governador Felipe Camarão; do subsecretário da Sinfra, Ítalo Augusto; da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; do presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor; além de secretários de Estado; deputados, vereadores, líderes comunitários e a população em geral.
Planejada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA), a Avenida Metropolitana é um projeto que objetiva a economia de tempo no tráfego urbano e o fortalecimento intermunicipal, conectando de maneira prática e estratégica os municípios da região metropolitana, facilitando a entrada e saída de veículos.
O governador Carlos Brandão afirmou que a nova Avenida vai ajudar não só a criar um corredor viário eficiente, como favorecer o empreendedorismo, com as
oportunidades de pequenos empreendedores que surgirão ao longo dos quase 10km da via. “Vamos melhorar a mobilidade urbana e gerar oportunidades de emprego renda para a nossa gente”, ressaltou Brandão.
Aparício Bandeira falou da importância da obra: “Estamos assinando a ordem de serviço dessa importante obra. Quando estiver concluída, a população vai ver a importância dessa obra, pois vai desafogar, enormemente, o tráfego para quem chega a São Luís. O governador Carlos Brandão vai fazer uma obra histórica na Grande Ilha”.
O subsecretário Ítalo Augusto também destacou a obra, que beneficiará cerca de 1 milhão de pessoas. “Fico muito feliz em fazer parte do projeto da Avenida Metropolitana, no qual trabalhamos durante mais de seis meses em seu planejamento. Hoje estamos aqui lançando essa importante obra, as máquinas já estão lá na área e os serviços terão início amanhã. Será mais uma grande obra do Governo do Estado com o selo Sinfra de qualidade”, afirmou.
Impacto na economia e mobilidade
Além do estímulo da geração de renda e emprego diretos ligados à obra, o benefício destaque da Avenida Metropolitana será a otimização do tráfego urbano, facilitando acesso de meios de transporte coletivo aos bairros da Região Metropolitana de São Luís, e possibilitando mais fluidez na circulação dos demais veículos.
Detalhes da Obras
A primeira etapa do projeto da Avenida Metropolitana é orçada em R$ 26,219 milhões.
O projeto conta com serviços básicos e avançados a serem executados, como terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização. Serão duas avenidas com sentidos oposto, sendo três pistas para veículos de cada lado, calçadas para pedestres passearem, ciclovia e canteiro central com iluminação.
A execução da obra será dividida em quatro etapas, sendo que a primeira, com extensão de 1,6km, terá início no Funil (Km 02 da BR-135) até a Avenida Principal do São Raimundo. A segunda etapa, com 2,7km, irá da Avenida Principal do São Raimundo ao Parque Independência; a terceira, com 1,7km, partirá do Parque Independência ao retorno da UEMA; por fim, a quarta etapa, com 3,4km, iniciará na Avenida Guajajaras até o Parque Independência, totalizando quase 10km de extensão.