Eduardo Braide, do PSD, foi reeleito prefeito de São Luís (MA), no último domingo, 6, com 70,12% dos votos válidos, derrotando Duarte Júnior (PSB), que obteve 22,56%. Ele tomará posse em 1º de janeiro de 2025, mantendo Esmênia Miranda, também do PSD, como vice. Braide se elegeu no primeiro turno com o apoio do MDB e do Republicanos, sob a coligação “A força que vem do povo”.
Eduardo Braide confirmou seu favoritismo em São Luís ao liderar as pesquisas de intenção de voto durante toda a corrida eleitoral, mesmo se abstendo de participar de debates.
Segundo o sistema DivulgaCand, ele declarou ter mais de um milhão de reais em bens. Antes de ser prefeito, Braide foi deputado estadual e já havia se candidatado à prefeitura em 2016, mas conquistou o cargo apenas em 2020.
Propostas apresentadas
Entre as principais promessas de Eduardo Braide para sua nova gestão estão melhorias na área da saúde, que foi bastante criticada durante a campanha. Ele se comprometeu a entregar dois novos hospitais (o novo Socorrão II e o Municipal da Zona Rural), ampliar o horário de atendimento nas unidades de saúde e realizar concursos públicos para fortalecer a equipe. Essas iniciativas visam melhorar o atendimento e a infraestrutura de saúde na cidade.