Pasmem …
Dra Thaiza, ex-deputada estadual, de apenas 1 mandato e pretensa candidata do atual prefeito da cidade de Pinheiro – já no 2° mandato, Luciano Genésio -, ao que parece, vai encontrar uma dificuldade absurda para vencer as eleições municipais, deste ano, na maior cidade da Baixada Maranhense.
Thaiza, que é ex-esposa do prefeito Luciano e foi alavancada ao cargo de Secretaria Municipal de Governo e Articulação Política, não tem deslanchado e amarga em 3° lugar na pesquisa de intenções de votos realizada pelo instituto Exata em Pinheiro, nos dias 14 e 15 de março. Indo, ainda pior, com 39,52%, de rejeição. Uma fatura que a ex-primeira dama parece que vai herdar do seu antigo cônjuge, que tem a esperança de, num “projeto pessoal”, poder se perpetuar no comando da Prefeitura de Pinheiro a partir de 2025.
Quem aponta a liderança para a futura gestão municipal na cidade é o empresário André Ralpnet. O pré-candidato lidera em todos os cenários, espontâneo (quando não são apresentados nomes ao eleitor) e estimulado.
Na pesquisa espontânea, diante da pergunta “Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem o(a) sr(a) votaria?”, André Ralpnet aparece com 27,38% das citações, com quase o triplo do segundo colocado, João Batista Segundo (10,71%), que vem seguido por Drª.Thaiza com 8,10%, Luciano Genésio (2,62%, que não pode mais ser candidato), Filuca Mendes (1,67%) e outro nomes com citações abaixo de 1%.
Dos nomes apresentados, a pré-candidata mais rejeitada é Drª.Thaiza, com 39,52%. Filuca Mendes surge em segundo, com 26,67%, seguido por Geraldo Junior (10,95%), André (8,81%), Segundo (2,62%). Não votaria em nenhum dos candidatos 5,48%; votaria em todos 0,24% e não souberam responder 5,71% dos entrevistados.
Thaiza que foi derrotada em 2022, quando não conseguiu renovar o mandato de deputada na Assembleia Legislativa do Maranhão, é médica e como já foi confirmada como pré-candidata já vem realizando pré-campanha na zona rural do município, como pode ser acompanhado em suas redes sociais e, claro, com todo o aparato da prefeitura atual.
Em tempo
A pesquisa Exata, foi contratada pelo Blog do Gilberto Léda, ouviu 420 entrevistados de 32 bairros e povoados do município de Pinheiro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-09730/2024. A margem de erro é de 4,33 pontos percentuais.