O médico Roland Montenegro Costa, natural de Viana, no Maranhão, aposentado do Hospital de Base de Brasília, está entre as vítimas da queda do avião no Amazonas, na tarde deste sábado (16), na região de Barcelos, próximo de Manaus. Além dele, outras 13 pessoas morreram no acidente aéreo. Tanto ele como as demais vítimas estavam no local para a prática de pesca esportiva.
Roland era médico cirurgião do aparelho digestivo, pioneiro dos transplantes em Brasília, e ainda atuava em consultório particular e operava em diversos hospitais da cidade.
O dono do clube de pesca para o qual o médico se dirigia, Anízio Marreco, conta que há mais de 20 anos Roland frequentava a cidade de Barcelos para a prática do esporte. “Ele vinha todos os anos, era um cara que gostava muito da pesca”, relata.
O médico era cidadão honorário desde de 2005, pela dedicação e defesa pela saúde do Distrito Federal. Roland graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, em 1978. Ele realizou a residência médica em cirurgia geral no Hospital de Base do Distrito Federal, de 1979 a 1981.
Em busca do aperfeiçoamento na carreira, foi estagiário em Cirurgia Geral no Hospital Klinikum Steglitz, da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, de 1987 a 1988, e fellow em transplante de órgãos abdominais pela Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, de 1991 a 1993. Exerceu também a função de professor de ensino em Cirurgia Geral do Hospital de Base do Distrito Federal.
Pai de quatro filhos, Roland coleciona em seu currículo homenagens diversas, como o “Diploma de Mérito Policial Civil Presidente Juscelino Kubitschek”, recebido em 2003; o título de “Cidadão Honorário de Brasília”, em 2006; e de “Melhores da Medicina do Brasil”, em 2007.
Além do médico, Gilcresio Salvador Medeiros, de 74 anos, proprietário da pousada Serra da Mesa, que fica na cidade de Niquelândia (GO), a aproximadamente 260km da capital federal, morreu no acidente.
Relação dos 14 mortos no acidente
Passageiros
— Euri Paulo dos Santos
— Fábio Campos Assis
— Fábio Ribeiro
— Gilcresio Salvador Medeiros
— Guilherme Boaventura Rabelo
— Hamilton Alves Reis
— Heudes Freitas
— Luiz Carlos Cavalcante Garcia
— Marcos de Castro Zica
— Renato Souza Assis
— Roland Montenegro Costa
— Witter Ferreira de Faria
Tripulantes
— Leandro Souza – piloto
— Fernando Galvão – copiloto