As fortes chuvas que atingiram a Grande Ilha de São Luís nas últimas horas causaram alagamentos em pontos críticos de dois dos quatro municípios que compõem a região metropolitana. Para verificar de perto os danos e a situação das áreas mais afetadas, o governador Carlos Brandão esteve em campo, realizando uma vistoria nas localidades mais impactadas pela chuva na terça-feira, 14 de janeiro de 2025.
Durante a vistoria, Brandão esteve acompanhado de sua equipe de governo e representantes da Defesa Civil, visando avaliar a gravidade dos alagamentos, identificar as áreas de maior necessidade e definir as ações emergenciais a serem tomadas para minimizar os prejuízos e garantir a segurança da população. A visita teve como objetivo, ainda, coordenar a resposta rápida e coordenada dos órgãos estaduais e municipais, como o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Infraestrutura, que estão trabalhando na remoção de obstáculos, desobstrução de vias e apoio às famílias afetadas.
O governador destacou a necessidade de reforçar as ações de socorro e recuperação, especialmente nas áreas mais vulneráveis, e pediu que a população seguisse as orientações de segurança enquanto o tempo instável persistir.
Além das medidas imediatas, o governo também planeja uma análise mais aprofundada dos pontos críticos de infraestrutura na região, visando aprimorar os sistemas de drenagem e prevenção contra alagamentos em futuras situações climáticas extremas.
Após reunião entre Brandão e autoridades do governo estadual, foram vistoriados os pontos mais críticos de alagamento nos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.
Acompanhado do secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Aparício Bandeira; o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Marco Aurélio Freitas; e o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, a equipe técnica iniciou um planejamento para reforçar o trabalho de apoio e assistência às famílias atingidas, com ações imediatas de socorro, limpeza e monitoramento da situação. Além disso, o governador destacou a importância da coordenação entre os diversos órgãos governamentais para uma resposta eficiente e rápida à emergência.
“O que choveu nesses dias era o esperado para chover no mês de janeiro inteiro. Por conta disso, tivemos vários pontos de alagamento. Nossa equipe está desde cedo acompanhando de perto todos esses pontos, inclusive fazendo a interdição de alguns deles, como é o caso da Ponte Saramanta, que liga a MA-201 a MA-202, em São José de Ribamar. Estamos acompanhando de perto. Esse é o nosso dever; prestar serviço à população, acompanhar e dar resposta. Fizemos limpeza em todos os córregos da Grande Ilha em 2023”, afirmou o governador Carlos Brandão.