Governo vistoria obras da 1ª etapa da Avenida Metropolitana, em São Luís

O governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra-Ma), Aparício Bandeira; do subsecretário Ítalo Augusto; técnicos da Sinfra; deputado federal Duarte Júnior e equipe de governo realizou, nesta quarta-feira (3), visita técnica às obras da primeira etapa da Avenida Metropolitana, no bairro São Raimundo, em São Luís.
Esta primeira etapa tem extensão de 1,6km, com início no Funil (Km 02 da BR-135), indo até a Avenida Principal do São Raimundo. No local já foi realizada a supressão vegetal e está em execução a terraplenagem para alargamento da via.

Após percorrer a obra do São Raimundo à BR-135, a comitiva do Governo se dirigiu ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da PMMA, de onde partiu de helicóptero para um sobrevoo de vistoria em toda a extensão da obra, que está dividida em quatro etapas, e totalizará cerca de 10km de vias.

“Estamos fazendo esta grande obra em parceria com o Governo Federal. Serão mais de 10 km de vias. Nesta primeira etapa, da BR-135 ao São Raimundo, serão construídas seis pistas, três de cada lado. Teremos, também, ciclovia e faixas para pedestres. Vai impactar cerca de 50 bairros e mais de 1 milhão de pessoas nos quatro municípios da Ilha”, detalhou o governador.

Para o secretário Aparício Bandeira, a Avenida Metropolitana será um marco importante para a mobilidade na Ilha de São Luís. “O governador Carlos Brandão vai entregar um grande anel viário que facilitará o deslocamento para todos os municípios da ilha. Será uma obra histórica”, afirmou.

O subsecretário da Sinfra, Ítalo Augusto, assinalou que, durante a vistoria aérea, o governador teve a oportunidade de visualizar a extensão da Avenida Metropolitana e mensurar os impactos positivos para a mobilidade urbana de toda a Ilha de São Luís. “É uma honra participar desta equipe que construirá essa grande obra, que irá da BR-135 até o Parque Independência, passando pelo São Raimundo, retorno da UEMA e Guajajaras, formando um grande anel viário”, explicou.

Quatro etapas

O projeto da Avenida Metropolitana é orçado em R$ 26,219 milhões. Esta primeira etapa tem serviços básicos e avançados, como terraplenagem, drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização. Serão duas avenidas com sentidos opostos, sendo três pistas para veículos de cada lado, calçadas para pedestres passearem, ciclovia e canteiro central com iluminação.

Nesta 1ª etapa, de 1,6km, com início no Funil (Km 02 da BR-135), indo até a Avenida Principal do São Raimundo

 

A segunda etapa, com 2,7km, irá da Avenida Principal do São Raimundo ao Parque Independência; a terceira, com 1,7km, partirá do Parque Independência ao retorno da UEMA; e, por fim, a quarta etapa, com 3,4km, iniciará na Avenida Guajajaras, indo até o Parque Independência, totalizando cerca de 10km de extensão.

O presidente do Conselho Comunitário Sociocultural do Conjunto São Raimundo, Manoel de Jesus Caires, destacou que toda a população da região está feliz, “pois a Metropolitana é uma das obras mais importantes realizadas em São Luís e trará não só mobilidade, mas oportunidades de emprego e renda para os bairros do entorno”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Mônica

    Mônica Alves

    O blog Mônica Alves é um veículo de comunicação virtual, que vai informar, sugerir e analisar assuntos políticos, bastidores e comportamentos variados do estado do Maranhão e do Brasil.

    Ao criar essa página, quero contribuir e levantar questionamentos subjetivos dos mais simples aos que ganham grandes espaços de notoriedade, além de dar espaço à boas histórias, com personagens e lugares que serão (re) descobertos por meio de relatos em viagens, festividades culturais e visitas etnográficas, mas que nem sempre têm a oportunidade do destaque merecido.