Governo assina Ordem de Serviço que autoriza construção da Barragem Maria Rita, na Baixada Maranhense

O Governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, assinaram neste domingo, 12, a Ordem de Serviço que autoriza a construção da Barragem de Maria Rita, entre Bequimão e São Bento. A obra que vai ser toda executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA) reuniu, em seu ato, secretários de estado, prefeitos, lideranças locais, membros do governo e população em geral, aconteceu no município de Bequimão.

Com 16 quilômetros de extensão, a barragem de Maria Rita foi projetada com a finalidade de evitar a salinização das áreas inundadas típicas da região e promover a reserva de água doce, possibilitando o desenvolvimento das atividades da pesca, agricultura e pecuária, beneficiando, diretamente, os municípios de Bequimão, Alcântara, São Bento, Peri-Mirim, Bacurituba e Palmeirândia, situados na Baixada Maranhense, mais precisamente na Região dos Lagos. A obra será executada em terra com extravasores para controle do nível d’água e uma crista projetada para possibilitar o tráfego de veículos.

Além da construção da barragem, também serão melhorados cerca de 11km da estrada que vai ligar Maria Rita à MA -106, possibilitando a ligação do município de São Bento, às margens da MA-014, à referida MA, tornando-se um importante corredor para escoamento de riquezas produzidas nas cidades da Região dos Lagos.

A obra será toda executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura

 

“Um sonho de mais de 40 anos se tornando realidade com assinatura dessa Ordem de Serviço pelo governador Carlos Brandão, autorizando a construção da Rota dos Campos e Lagos, entre os municípios de Bequimão e São Bento. A obra será executada pela Sinfra e inclui a Barragem de Maria Rita e mais 27 km de estrada. A grande obra estruturante, além de fortalecer o turismo, vai promover o desenvolvimento da atividade econômica nos municípios de toda a região, dentre eles Bequimão, São Bento, Alcântara, Bacurituba, Palmeirândia e Peri-Mirim”, destacou o secretário Aparício Bandeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Mônica

    Mônica Alves

    O blog Mônica Alves é um veículo de comunicação virtual, que vai informar, sugerir e analisar assuntos políticos, bastidores e comportamentos variados do estado do Maranhão e do Brasil.

    Ao criar essa página, quero contribuir e levantar questionamentos subjetivos dos mais simples aos que ganham grandes espaços de notoriedade, além de dar espaço à boas histórias, com personagens e lugares que serão (re) descobertos por meio de relatos em viagens, festividades culturais e visitas etnográficas, mas que nem sempre têm a oportunidade do destaque merecido.