Conselho de Ética da Câmara Federal vai analisar processo que pode levar à cassação de Márcio Jerry

Envolvido na polêmica que foi acusado de importunação sexual e violência política de gênero contra a deputada Julia Zanatta (PL-SC), episódio registrado no último 11 de abril, durante uma audiência conturbada com o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB) na Câmara Federal, o Deputado Federal Márcio Jerry (PCdoB), vem negando qualquer tipo de atitude ofensiva contra Zanatta. Ele alega ter se aproximado da deputada para, diante de um ambiente tomado por confusões e discussões em alto tom, fazer a uma abordagem sobre a postura da colega contra Lídice da Mata (PSB-BA). As deputadas estavam envolvidas numa calorosa discussão durante a audiência, em que, Flávio Dino, diante de tanta confusão, até abandonou a sessão.

O caso ganhou grande repercussão logo após imagens (como acima mostradas), começaram a circular na internet na mesma noite da audiência. Diante disso, o PL denunciou o deputado comunista ao Conselho de Ética da Câmara, por importunação sexual. Jerry nega e afirma que situação foi deturpada pela parlamentar. Já o Partido quer perda do mandato do deputado por quebra de decoro parlamentar.

Coube ao presidente do Conselho de Ética sortear uma lista tríplice para fazer a escolha dos relatores, sendo excluídos do sorteio os deputados que são do mesmo partido ou estado do parlamentar.

Análise do processo

Nesta quarta-feira (2), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputado vai se reunir para votar os pareceres preliminares referentes a processos em tramitação no colegiado. Entre os processos que serão analisados, está o do deputado maranhense, Márcio Jerry.

O Conselho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Mônica

    Mônica Alves

    O blog Mônica Alves é um veículo de comunicação virtual, que vai informar, sugerir e analisar assuntos políticos, bastidores e comportamentos variados do estado do Maranhão e do Brasil.

    Ao criar essa página, quero contribuir e levantar questionamentos subjetivos dos mais simples aos que ganham grandes espaços de notoriedade, além de dar espaço à boas histórias, com personagens e lugares que serão (re) descobertos por meio de relatos em viagens, festividades culturais e visitas etnográficas, mas que nem sempre têm a oportunidade do destaque merecido.