Na 12ª semana da gestação, a pele do feto é transparente, o cabelo começa a crescer e a maioria dos sistemas e órgãos do bebê já estão desenvolvidos, mas continuam a amadurecer até o final da gravidez. Além disso, os órgãos começam a desempenhar as suas funções.
Os ossos, incluindo o esqueleto, o crânio e os ossos longos, começam a ficar mais rígidos e a medula óssea começa a produzir as hemácias, que carregam oxigênio para os órgãos do bebê, e glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico.
A glândula hipófise, na base do cérebro, começa a produzir seus hormônios que controlam a função da maioria das outras glândulas. O intestino do feto que se estendia até o cordão umbilical, começa a se posicionar dentro do abdômen do bebê.
12ª semana de gravidez: mudanças no seu bebê
- O seu bebê mede aproximadamente 6 centímetros;
- Tem o sistema urinário trabalhando de acordo com o seu tempo de maturação;
- Você poderá ver que as suas unhas seguem crescendo e que definitivamente já se parece com um bebê, ainda que a sua cabeça mantenha uma proporção maior que no recém-nascido;
- Já os lóbulos da orelha e as pálpebras estão totalmente formados;
- O seu cérebro evoluiu tanto que começa a transmitir sinais;
- O bebê tem tempo de vigília e sono.
Votação sobre descriminalização do aborto no STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar na madrugada desta sexta-feira (22) a ação que tenta descriminalizar o aborto feito por mulheres com, até, 12 semanas de gestação. A votação foi suspensa por um pedido do ministro Luís Roberto Barroso, e a análise será feita de forma presencial.
Até o momento, apenas a ministra Rosa Weber, relatora da ação, votou. Ela defendeu que o aborto seja descriminalizado nesse período de 12 semanas. Ou seja, 3 meses de gestação de um bebê que está vivíssimo dentro da mãe.
Se isso acontecer, o STF definirá que as grávidas e os médicos envolvidos nos procedimentos não poderão ser processados e punidos.