setembro 5, 2023

Modernidade: Câmara Municipal de São Luís, também, no Spotify

Com o Informe Câmara, o ouvinte vai ter acesso às principais informações do que é discutido na Casa Legislativa, com resumos das sessões, pronunciamentos, cobertura de eventos, audiências e muito mais.

Para estar ainda mais perto dos ludovicenses, a Câmara de São Luís agora está, também, no Spotify, líder mundial no segmento de streaming de áudio. Com o Informe Câmara, o ouvinte vai ter acesso às principais informações do que é discutido na Casa Legislativa, com resumos das sessões, pronunciamentos, cobertura de eventos, audiências e muito mais.

A técnica em comunicação social (rádio) e coordenadora da equipe de rádio da Câmara, Raquel Góes, destacou que a tecnologia tem alterado as formas de comunicação em todo o mundo e, o rádio, tradicional, por fazer a notícia chegar mais rápido ao ouvinte, é uma das mídias que precisam se adaptar.

“No Spotify, estamos em formato de podcast, mas isso é só o começo do que iremos fazer. É uma forma encontrada para garantir uma aproximação ainda maior com a população, com uma linguagem e informações mais acessíveis para que as pessoas fiquem bem informadas sobre tudo que acontece na casa do povo”, ressaltou.

Informação em diversas mídias

Para garantir que todas as discussões pautadas pelos vereadores cheguem até o cidadão, a Câmara está perto da população em diversos canais. Além do site oficial, aplicativo e canal no Youtube, você também pode acompanhar os debates diários do parlamento através das nossas redes sociais, como nosso perfil no Instagram, onde, diariamente, trabalhamos para que os projetos de lei, resolução, requerimentos e indicações cheguem até você.

Spotify

Para ouvir os informes da Câmara no Spotify, é fácil. Procure por “Câmara Municipal de São Luís” no aplicativo e clique em “seguir” para ter acesso aos Informes diariamente.

Prefeita Claudimê Lima está em São Luís se aperfeiçoando em Seminário Nacional de Legisladoras

Prefeita Claudimê Lima, durante o Congresso, com a Deputada Federal Roseana Sarney

Unida a mais de duas mil mulheres, a prefeita Claudimê Lima, da cidade de Barão de Grajaú, está na capital maranhense participando, ativamente, do 1° Seminário Nacional de Legisladoras: Mulheres no Poder, uma evento que busca a otimização de, cada vez mais, palestras sobre a participação feminina nos espaços de poder, políticas públicas e violência de gênero. O evento é promovido pela Assembleia Legislativa do Maranhão, em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e acontece durante todo o dia desta desta terça-feira, 05.

Durante a sua participação, a gestora fez questão de destacar a importância de tratar de políticas públicas às mulheres, além de defender cada vez mais espaços e oportunidades, para que estas ocupem lugares de cabeça na política nacional.

“Para que a gente desenvolva cada vez mais políticas voltadas as mulheres no nosso município, estamos aqui aprendendo umas com as outras. Vencemos obstáculos e, hoje, temos mulheres, onde elas querem. Lugar de mulher é onde ela quer. Por isso, precisamos superar todos os preconceitos que nos apresentam todos os dias”, defendeu a prefeita que é candidata à reeleição em Barão de Grajaú.

Palestras

O seminário terá presença de mulheres que são referência em sua área de atuação. A ministra Edilene Lôbo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), participará, às 14h, da mesa redonda sobre o tema “Violência Política”, que será medida pela diretora da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão, Susan Lucena.

A delegada Kazumi Tanaka será palestrante na mesa redonda “Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A juíza federal Cláudia Valéria Bastos também ministrará palestra “Violência Institucional no Brasil Contemporâneo”.

Na lista de palestrantes, está a deputada estadual Tia Ju (Republicanos/RJ), que será uma das expositoras do painel “Cases de Boas Práticas de Políticas Públicas para Mulheres”, com a apresentação “Selo Empresa Amiga da Mulher”. Participam do mesmo painel a deputada Edna Auzier (PSD/AP), com uma exposição sobre a “Rede de Atendimento à Mulher”, e a deputada Daniella (PSB/MA), que fará entrega à Procuradoria da Mulher de São Luís.

Também estão entre as convidadas, a deputada federal Roseana Sarney (MDB/MA), secretária da Mulher na Câmara Federal, e a doutora Maria Claudia Bucchianeri, especialista em Direito Eleitoral. Elas participam do painel “Participação Efetiva da Mulher nos Espaços de Poder”.

Quem é Luanna Rezende, investigada pela PF e usada apenas como “uma peça” nos interesses do irmão ministro de Lula?

Prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende é irmã de Juscelino Filho, da pasta das Comunicações e, é, apenas, uma “peça” nos interesses gulosos do irmão.

Um dos alvos da operação, deflagrada pela Polícia Federal, na última nesta sexta-feira (01), aqui no Estado, foi a prefeita da cidade de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que foi, inclusive, afastada do cargo por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, Supremo Tribunal Federal (STF). Ela é irmã de Juscelino Filho (União Brasil), atual ministro das Comunicações.

Médica de formação, Luanna é filiada ao União Brasil, tem 35 anos e cumpre seu segundo mandato de prefeita na cidade maranhense de pouco mais de 30 mil habitantes. Antes de 2016, a irmã de Juscelino Filho nunca havia cumprido um mandato eletivo. À época, seu irmão já exercia o posto de deputado federal e auxiliou em sua campanha.

Em suas redes sociais, quando o ministro exercia o cargo de deputado federal, a prefeita fez registros de parcerias com o então parlamentar via emendas. Em imagem de novembro do ano passado, Luanna chegou a celebrar a compra de novos veículos, computares e refrigeradores para os Conselhos Tutelares da cidade.

A operação Benesse investigou suspeitas de desvio de dinheiro público envolvendo uma emenda parlamentar do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, quando era deputado federal, repassada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Afastada da prefeitura

Luanna foi afastada da prefeitura após ser alvo de mandado de busca e apreensão. Já Juscelino teve os bens bloqueados, por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, devido a indícios de desvio do dinheiro de emendas parlamentares.

A ação da PF mira uma organização criminosa estruturada para promover fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro com verbas da Codevasf. A operação investiga o uso de dinheiro público para asfaltar uma estrada que passa em frente a fazendas da família de Juscelino, além de uma área onde o ministro construiu um heliponto e uma pista de pouso particular, tudo para atender aos interesses pessoais do político.

Em tempo

Ainda, nesta terça-feira, 05, Luanna continua afastada da prefeitura de Vitorino Freire e o cargo público está, até agora, em aberto, pois o vice-prefeito, José Gonzaga de Sousa Fortunato, não demonstrou interesse em assumir a direção do município.

  • Mônica

    Mônica Alves

    O blog Mônica Alves é um veículo de comunicação virtual, que vai informar, sugerir e analisar assuntos políticos, bastidores e comportamentos variados do estado do Maranhão e do Brasil.

    Ao criar essa página, quero contribuir e levantar questionamentos subjetivos dos mais simples aos que ganham grandes espaços de notoriedade, além de dar espaço à boas histórias, com personagens e lugares que serão (re) descobertos por meio de relatos em viagens, festividades culturais e visitas etnográficas, mas que nem sempre têm a oportunidade do destaque merecido.