Supermercado Mateus é autuado pelo Procon/MA por irregularidades sanitárias no bairro Renascença, em São Luís

O órgão informou que o supermercado deverá apresentar explicações e poderá sofrer novas sanções, conforme prevê a legislação vigente

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) realizou, nesta quinta-feira (15), uma operação de fiscalização no supermercado Mateus, localizado no bairro Renascença, em São Luís, e encontrou diversas irregularidades sanitárias e de segurança alimentar. Como resultado, o estabelecimento foi autuado e teve setores interditados.

Durante a vistoria, os fiscais identificaram a presença de baratas no setor de hortifrúti e condições de higiene consideradas inadequadas. Além disso, foram apreendidos diversos produtos que estavam em desacordo com as normas sanitárias, como:

  • Embalagens de manteiga, açúcar, iogurte e queijo sem informação de data de fabricação;

  • Paleta com osso sem data de fabricação;

  • Bananas avariadas;

  • Outros alimentos considerados impróprios para o consumo.

Segundo o Procon/MA, as ações de fiscalização têm como objetivo garantir a segurança alimentar e proteger os direitos dos consumidores, coibindo práticas que coloquem em risco a saúde da população.

O órgão informou que o supermercado deverá apresentar explicações e poderá sofrer novas sanções, conforme prevê a legislação vigente.

Diante das infrações, o Procon/MA determinou a interdição dos setores 7 e 8 e de parte do setor 9 do supermercado. A interdição tem prazo inicial de 30 dias, podendo ser revogada antes, caso todas as pendências sejam resolvidas e um laudo técnico comprove a segurança dos produtos. Durante o período, é proibida a comercialização de qualquer item exposto nos setores interditados.

A presidente do Procon/MA, Karen Barros, destacou a seriedade da ação e a necessidade de rigor no cumprimento das normas sanitárias:

“É inadmissível que um estabelecimento comercialize produtos sem condições mínimas de higiene ou segurança. A presença de baratas e alimentos estragados coloca em risco direto a saúde dos consumidores. Nosso papel é agir com rigor para proteger o cidadão maranhense”, afirmou.

O Procon/MA reforça que continuará com fiscalizações constantes e que denúncias da população podem ser feitas por meio dos canais oficiais do órgão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Mônica

    Mônica Alves

    O blog Mônica Alves é um veículo de comunicação virtual, que vai informar, sugerir e analisar assuntos políticos, bastidores e comportamentos variados do estado do Maranhão e do Brasil.

    Ao criar essa página, quero contribuir e levantar questionamentos subjetivos dos mais simples aos que ganham grandes espaços de notoriedade, além de dar espaço à boas histórias, com personagens e lugares que serão (re) descobertos por meio de relatos em viagens, festividades culturais e visitas etnográficas, mas que nem sempre têm a oportunidade do destaque merecido.