Sessão de abertura do ano legislativo na ALEMA conta com a presença do governador Carlos Brandão

Na segunda-feira, 3, a Assembleia Legislativa do Maranhão deu início aos projetos legislativos de 2025 com uma sessão solene no Plenário Nagib Haickel. O evento foi conduzido pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), e contou com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), que fez a leitura da Mensagem Governamental e anunciou os resultados positivos obtidos no ano passado, bem como as ações previstas para este ano.

A cerimônia militar foi realizada em frente ao Palácio Manuel Beckman, com o tradicional hasteamento das bandeiras.

Em seguida, foi realizada coletiva de imprensa no hall do Plenário Nagib Haickel com a participação dos chefes dos poderes Legislativo e Executivo, parlamentares, bem como do secretário de Estado de Planejamento (Seplan), Vinicius Ferro Castro, que fez uma breve exposição sobre as principais ações do governo estadual para 2025.

A presidente da Assembleia, Iracema Vale, destacou o lançamento do selo comemorativo aos 190 anos da Alema e a programação alusiva à data histórica, com destaque para a corrida (16/02) com a participação de pessoas com deficiência, inauguração do Memorial da Assembleia Legislativa do Maranhão e lançamento da plataforma alemaplay.

“Em 20 de fevereiro será realizada sessão solene em comemoração aos 190 anos da Assembleia Legislativa. Queremos estar cada vez mais presentes nas comunidades e nos municípios. Liderar é sempre buscar consensos. O Maranhão quer desenvolvimento social e vida digna para o nosso povo. Agradecimento ao governador, que tem feito um trabalho digno no comando do governo, chega aonde o povo mais precisa”, afirmou a chefe do Legislativo Estadual, destacando que, pela primeira vez na história, a Mensagem Governamental foi entregue, também, em linguagem Braille, permitindo o acesso das pessoas com deficiência visual.

Na Mensagem Governamental, Carlos Brandão destacou os principais avanços do governo em 2024 e as prioridades para este ano.

“O programa ‘Maranhão Sem Fome’ vai beneficiar mais de 600 mil maranhenses. Será o programa carro-chefe de nossas ações neste ano. Estou muito otimista que vamos ter um ano de realizações. Estou vendo que plantamos e vamos colher. Este é o resultado de um trabalho de equipe. Agradeço o apoio da Assembleia e de todos que fizeram parcerias com o nosso governo”, afirmou o governador.

Diversas autoridades prestigiaram a sessão solene, entre elas a desembargadora Oriana Gomes, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ/MA), desembargador Froz Sobrinho; o promotor Francisco das Chagas Barros, representando o procurador Geral de Justiça, Danilo José de Castro Ferreira; o juiz Ferdinando Serejo, representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), José Gonçalo; a 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques, representando o defensor geral do Estado, Gabriel Santana Furtado Soares; o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Thiago Diaz; e o ministro do Esporte, André Fufuca, que compuseram a mesa da cerimônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Mônica

    Mônica Alves

    O blog Mônica Alves é um veículo de comunicação virtual, que vai informar, sugerir e analisar assuntos políticos, bastidores e comportamentos variados do estado do Maranhão e do Brasil.

    Ao criar essa página, quero contribuir e levantar questionamentos subjetivos dos mais simples aos que ganham grandes espaços de notoriedade, além de dar espaço à boas histórias, com personagens e lugares que serão (re) descobertos por meio de relatos em viagens, festividades culturais e visitas etnográficas, mas que nem sempre têm a oportunidade do destaque merecido.