Efeito Nikolas? Governo volta atrás e desiste de monitoramento do Pix!
O vídeo de Nikolas Ferreira, deputado federal de Minas Gerais, realmente gerou bastante repercussão. Ao abordar o tema do monitoramento do sistema de pagamentos Pix, ele conquistou grande atenção nas redes sociais. O fato do vídeo já ter ultrapassado os 220 milhões de visualizações nas suas próprias plataformas, somados aos milhões de visualizações em outras redes, mostra o impacto que ele causou.
O recuo do governo em relação à proposta de monitoramento do Pix para transações acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas realmente gerou bastante debate. A alegação oficial de que a mudança foi motivada por notícias falsas e pela repercussão negativa é uma explicação que muitos questionaram, especialmente após a viralização do vídeo.
O conteúdo do vídeo, que levantava dúvidas sobre a possibilidade do Pix ser tributado no futuro, foi muito bem recebido por aqueles que têm recebimentos sobre o aumento da fiscalização e da tributação no sistema financeiro. A mensagem de que o governo não poderia cumprir promessas anteriores gerou um clima de desconfiança, que se entregaria rapidamente pelas redes sociais.
Na prática, a divulgação de que o Pix poderia ser monitorado com mais rigor acabou tocando em um ponto sensível: a questão da liberdade financeira e da privacidade. O deputado conseguiu manifestar o sentimento de desconfiança e de indignação de boa parte da sociedade brasileira. Prova disso foi o vídeo alcançar mais de 240 milhões de visualizações.
Além disso, Nikolas afirmou que muitas pessoas hoje vivem na informalidade, e poderiam cair na mira da Receita Federal, com o cruzamento de informações de movimentações do Pix com a declaração do imposto de renda. Disse ainda que estão preocupados com os pequenos que lutam para sobreviver, enquanto fecham os olhos para os poderosos de Brasília.
Com toda a repercussão negativa, o governo admitiu a derrota, voltando atrás na matéria. No entanto, o estrago já foi feito: reforçou a imagem de que se trata de um governo tributador na percepção popular. Por outro lado, Nikolas Ferreira sai como o grande vencedor, ao ser tornar o porta voz de milhares de brasileiros que pagam impostos e lutam para sobreviver, recebendo do Estado serviços precários de saúde, transporte e educação.
Assista ao vídeo abaixo: