Maranhão registra aumento preocupante de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

O estado do Maranhão já contabiliza, somente este ano, 1.303 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 89 mortes confirmadas. O crescimento dos casos tem sobrecarregado hospitais e gerado preocupação entre autoridades de saúde e famílias, especialmente pela agressividade dos vírus em idosos e crianças.

A SRAG é uma condição caracterizada por sintomas respiratórios graves, como febre alta, tosse persistente e dificuldade para respirar, que frequentemente exige internação. Pode ser provocada por diversos agentes, como vírus respiratórios, bactérias e fungos. Em pessoas mais vulneráveis, como idosos e imunossuprimidos, a síndrome pode evoluir para quadros fatais se não houver tratamento adequado.

Especialistas alertam para a necessidade de reforçar os cuidados preventivos, como a vacinação contra gripe e outras doenças respiratórias, além da atenção redobrada aos sintomas nas populações de risco.

Governo do Maranhão monta Hospital de Campanha em São Luís para atender aumento de síndromes gripais

Diante do aumento expressivo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e da alta demanda por atendimento médico, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início à instalação de um Hospital de Campanha no estacionamento do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís. A unidade deve iniciar o funcionamento neste sábado (31).

O objetivo do hospital temporário é oferecer atendimento a casos leves de síndromes gripais, especialmente em adultos e idosos. A estrutura contará com 20 poltronas para medicação e 10 leitos de observação, funcionando todos os dias da semana, das 7h à meia-noite, por demanda espontânea.

“Estabelecemos um Hospital de Campanha no intuito de ofertar o primeiro atendimento a quem mais precisa, evitando assim o agravamento do quadro clínico e o aumento das internações”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O fluxo de atendimento começa com triagem de enfermagem, seguida por consulta clínica. Se necessário, o paciente poderá receber medicação e permanecer em observação. Em casos de sinais de esforço respiratório, há suporte com oxigênio e aspirador portátil.

Para situações que demandem encaminhamento, uma ambulância com estrutura básica ficará de prontidão. Casos de urgência serão levados à UPA do Vinhais, enquanto situações que exigirem internação serão direcionadas a unidades como os Hospitais da Ilha, Carlos Macieira, Aquiles Lisboa e o Infantil Juvêncio Mattos.

Uma resposta

  1. Que Deus tenha misericórdia,do nosso Brasil do nosso país principalmente, nosso estado Maranhão, que deus nos guarde desta enfermidade terrível,que a minha família possa estar guardada debaixo da potente mão do altíssimo, eu tenha sempre misericórdia de todos nós em nome de Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Mônica

    Mônica Alves

    O blog Mônica Alves é um veículo de comunicação virtual, que vai informar, sugerir e analisar assuntos políticos, bastidores e comportamentos variados do estado do Maranhão e do Brasil.

    Ao criar essa página, quero contribuir e levantar questionamentos subjetivos dos mais simples aos que ganham grandes espaços de notoriedade, além de dar espaço à boas histórias, com personagens e lugares que serão (re) descobertos por meio de relatos em viagens, festividades culturais e visitas etnográficas, mas que nem sempre têm a oportunidade do destaque merecido.