Herdeira da vaga de Flávio Dino no Senado, Ana Paula Lobato é enquadrada entre os senadores com nota zero em atuação parlamentar

Com nota 0,30, a senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA) aparece entre os parlamentares com menor desempenho do Maranhão no Ranking dos Políticos 2025 – levantamento nacional que avalia a atuação de senadores e deputados federais com base em critérios como frequência, qualidade legislativa, produtividade e uso de recursos públicos.

O resultado coloca Ana Paula em situação delicada: tecnicamente enquadrada entre os senadores com nota zero, ao lado da também maranhense Eliziane Gama (PSD-MA), que obteve 0,14. Em contraste, o senador Weverton Rocha (PDT-MA) lidera o ranking entre os representantes do estado, com nota 7,89.

Início apagado no Senado

Ana Paula Lobato assumiu o cargo em 2023, como suplente de Flávio Dino, após a nomeação deste ao Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar da visibilidade e do espaço conquistado na base aliada do governo federal, sua atuação ainda não se traduziu em destaque legislativo ou em produtividade relevante, segundo os critérios do ranking.

Pelo contrário, sempre que tem o nome em ascensão é sobre alguma fala errada ou discurso fora de contexto e sem nenhum tipo de aprofundamento técnico, histórico ou fundamentado.

Trajetória política e desafios

Natural de Pinheiro, na Baixada Maranhense, Ana Paula é enfermeira e empresária, e iniciou sua trajetória política com três tentativas eleitorais: para deputada estadual (2014) e vice-prefeita (2016 e 2020) — cargo que conquistou em sua terceira tentativa.

Sua chegada ao Senado ocorreu como fruto direto da confiança do grupo político liderado por Dino, de quem é aliada próxima. Apesar disso, o ranking evidencia que, até o momento, a senadora ainda não conseguiu imprimir uma marca própria ou consolidar protagonismo no Congresso Nacional.

Perspectivas para o mandato

A divulgação do ranking lança luz sobre o desafio de Ana Paula em corresponder às expectativas políticas e eleitorais, especialmente em um mandato herdado que exigirá performance para justificar uma eventual reeleição ou consolidação futura. O que nem de longe se vê que vai acontecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Mônica

    Mônica Alves

    O blog Mônica Alves é um veículo de comunicação virtual, que vai informar, sugerir e analisar assuntos políticos, bastidores e comportamentos variados do estado do Maranhão e do Brasil.

    Ao criar essa página, quero contribuir e levantar questionamentos subjetivos dos mais simples aos que ganham grandes espaços de notoriedade, além de dar espaço à boas histórias, com personagens e lugares que serão (re) descobertos por meio de relatos em viagens, festividades culturais e visitas etnográficas, mas que nem sempre têm a oportunidade do destaque merecido.