
O tradicional Bloco Vem com as Jades celebrou 10 anos de história neste sábado, 7, com uma grande festa que reuniu milhares de famílias bacabalenses em um dos eventos mais aguardados do Carnaval da cidade. Criado pelo prefeito Roberto Costa, ainda quando exercia mandato de deputado estadual, o bloco se consolidou ao longo da última década como uma das maiores manifestações culturais do município.
A concentração ocorreu no SESI e, mesmo sob chuva, os foliões mantiveram o entusiasmo e seguiram em arrastão pelas ruas até o Centro Cultural, ponto final do percurso. A animação ficou por conta da Máquina de Descascar Alho, enquanto, no palco principal, o público curtiu shows de Milena Diniz, Bicho Terra e Márcia Felipe, que encerrou a programação.
O evento atraiu pessoas de todas as idades. A aposentada Maria Nunes, de 67 anos, destacou o valor do bloco para a comunidade. “Eu gosto de dança. Agradeço muito a Deus pelas Jades e pelo prefeito Roberto Costa. Já dancei com ele. Gosto muito do bloco, nota mil”, contou.
A organização contou com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e equipes de segurança privada. Também foi montado um espaço de saúde, com profissionais de plantão durante toda a programação, garantindo atendimento aos participantes.
Além da folia, o bloco mantém o caráter solidário. Para receber o abadá, os foliões doaram um pacote de leite, que será destinado a ações sociais. O autônomo Raimundo César elogiou o clima familiar do evento. “Sempre venho com minha família. É muito bom, todo mundo se divertindo junto”, disse.
Idealizador da iniciativa, Roberto Costa relembrou o início do projeto, que começou com mil abadás vinculados ao programa JADES, voltado para aulas de zumba da melhor idade e, hoje, se transformou no maior bloco carnavalesco de Bacabal. “Ao longo do tempo ganhou essa proporção e se tornou o maior bloco da nossa história”, afirmou.

Aproveitando a ocasião festiva, Roberto anunciou oficialmente a programação do Carnaval 2026, realizado em parceria com o Governo do Estado. Segundo ele, a festa, além de cultural, movimenta a economia local, beneficiando ambulantes, hotéis, restaurantes e o comércio.
As atrações confirmadas são:
• sábado – Silvânia e Berg e Tony Guerra;
• domingo – Iguinho e Lulinha e Oh Polêmico;
• segunda – Léo Magalhães;
• terça-feira – O Kanalha e Klessinha.
O Carnaval da Nova Bacabal será realizado de 14 a 17 de fevereiro, no Centro Cultural, com participação de artistas locais e regionais.
