A proposta, segundo a parlamentar, visa atender pessoas que enfrentam desconforto com a própria aparência e que “quando se vê no espelho, sente um coração triste”.

A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) virou alvo de piadas e críticas nas redes sociais após anunciar, durante a sessão plenária desta terça-feira (1), a criação do programa “Autoestima e Saúde”, que pretende oferecer cirurgias estéticas no Hospital Regional de Viana, no Maranhão.
Segundo a parlamentar, o objetivo da iniciativa é atender pessoas que enfrentam desconfortos relacionados à aparência, afetando sua autoestima. Durante seu discurso, Mical citou exemplos de procedimentos como correção de orelhas de abano, rinoplastias (cirurgias no nariz) e redução de mamas.
“Nós vamos levar saúde para aquelas pessoas que têm orelha de abano, que têm o nariz grande, ou a pessoa que tem aquelas mamas grandes. Nós vamos levar por meio desse programa chamado Autoestima”, afirmou a deputada em plenário.
A proposta, no entanto, foi amplamente criticada. Usuários de redes sociais apontaram que o uso de recursos públicos para cirurgias com foco estético é inadequado, especialmente em um estado com graves déficits em áreas essenciais da saúde, como atendimentos de urgência, acesso a exames básicos e cirurgias eletivas de natureza clínica.
Além disso, críticos acusam a deputada de reforçar padrões estéticos excludentes e de tratar questões de saúde mental e autoestima de forma superficial, negligenciando políticas públicas mais amplas e inclusivas para o bem-estar emocional da população.
Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre orçamento, critérios de seleção dos pacientes ou a legalidade da execução do programa dentro da estrutura do SUS.
