O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA) recusou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o Ministério das Comunicações. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 22, após uma reunião com o presidente no Palácio do Planalto. Fernandes, que lidera a bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados, justificou sua recusa alegando que poderia servir melhor ao país em sua posição atual. Ele enfatizou a importância de ouvir a bancada antes de tomar qualquer decisão, destacando seu compromisso com a lealdade e a institucionalidade.
“A liderança me permite dialogar com diferentes forças políticas, construir consensos e auxiliar na formação de maiorias em pautas importantes para o desenvolvimento do Brasil”, disse o deputado.
A oferta de Lula ocorreu após a saída do ministro Juscelino Filho (União-MA), que pediu demissão em 8 de abril de 2025, após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República por supostos desvios de emendas parlamentares. O União Brasil havia sugerido Pedro Fernandes para o cargo.
Atualmente, o União Brasil possui duas indicações no governo: o Ministério das Comunicações e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, ocupado por Waldez Góes (AP), também do União Brasil. A recusa de Fernandes pode influenciar futuras articulações dentro do partido e sua posição na base aliada do governo.
