janeiro 9, 2026

Governo do Maranhão nomeia Júnior Viana como novo secretário de Articulação Política

O Governo do Maranhão oficializou, na noite desta quinta-feira (8), a nomeação de José de Ribamar Castro Viana Junior, conhecido como Júnior Viana, para o cargo de secretário de Estado de Articulação Política (Secap). A nomeação ocorreu após a exoneração de Rubens Pereira, que comandava a pasta.

Júnior Viana já fazia parte da estrutura da Secap, onde atuava como subsecretário. Ele também possui experiência na gestão estadual, tendo exercido o cargo de subsecretário da Casa Civil em 2022. A escolha segue critério do governo em manter um nome interno e próximo ao governador, garantindo continuidade nas articulações políticas.

A exoneração de Rubens Pereira foi confirmada na mesma noite. Em publicação nas redes sociais, o ex-secretário, conhecido como “Rubão”, afirmou que a decisão está relacionada à coerência e ao compromisso com a vida pública.

“A vida pública requer de nós coerência e compromisso. Por isso, reitero o meu pedido de exoneração da Secretaria de Articulação Política do Maranhão. Agradeço ao governador pela confiança e deixo o cargo com o sentimento de dever cumprido”, escreveu.

Rubens também agradeceu aos servidores da Secap e afirmou que o momento é de reflexão e união de esforços em favor do Maranhão.

SECID

No mesmo ato, o governo estadual oficializou ainda a exoneração de Robson Paz do cargo de secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). Com a saída, Alberto Pessoa Bastos, atual secretário de Monitoramento de Ações Governamentais, passa a responder cumulativamente pela Secid.

  • Mônica

    Mônica Alves

    O blog Mônica Alves é um veículo de comunicação virtual, que vai informar, sugerir e analisar assuntos políticos, bastidores e comportamentos variados do estado do Maranhão e do Brasil.

    Ao criar essa página, quero contribuir e levantar questionamentos subjetivos dos mais simples aos que ganham grandes espaços de notoriedade, além de dar espaço à boas histórias, com personagens e lugares que serão (re) descobertos por meio de relatos em viagens, festividades culturais e visitas etnográficas, mas que nem sempre têm a oportunidade do destaque merecido.