janeiro 6, 2026

Prefeito Roberto Costa articula força-tarefa estadual nas buscas por crianças desaparecidas em Bacabal

Moradores do território quilombola São Sebastião dos Pretos, localizado na zona rural de Bacabal, vivem momentos de grande apreensão desde a tarde do último domingo (4), após o desaparecimento de três crianças da comunidade, todas da mesma família. Estão desaparecidos os irmãos Agatha Isabela Reis Lago, de 6 anos, Allan Michael Reis Lago, de 4 anos, e o primo Anderson Kauã Barbosa Reis, de 8 anos.

Assim que foi informado sobre o caso, ainda na noite de domingo, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, determinou a mobilização imediata da estrutura da Prefeitura para dar apoio às equipes policiais do COSAR (Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural) e aos próprios moradores, que iniciaram buscas pela região de mata ainda durante a noite.

Na manhã de segunda-feira (5), após intermediação do prefeito junto ao governador Carlos Brandão, as buscas foram reforçadas com a chegada de equipes aéreas e terrestres, além do uso de cães farejadores. As ações se estenderam ao longo de todo o dia, cobrindo uma ampla área de vegetação, mas foram encerradas sem que houvesse qualquer indício do paradeiro das crianças.

Já na manhã de hoje (6), Roberto Costa esteve novamente na comunidade, onde participou de uma reunião com integrantes da força-tarefa responsável pelas buscas. A operação envolve a atuação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Centro Tático Aéreo (CTA), Força Estadual e diversos órgãos municipais, como a Defesa Civil, Guarda Municipal e equipes da Prefeitura de Bacabal. O município também mantém equipes médicas do SAMU em prontidão 24 horas por dia.

Durante o encontro, novas estratégias de busca foram definidas, diante da ausência de informações concretas sobre o paradeiro das crianças até o fim da tarde desta terça-feira.

“Ainda na madrugada de segunda-feira, acionamos o governador Brandão para que toda a estrutura do Estado pudesse ajudar nessas buscas. Continuamos oferecendo total apoio com o nosso sistema de saúde, assistência social e infraestrutura, para contribuir com tudo o que for necessário”, afirmou o prefeito Roberto Costa.

O gestor também destacou a complexidade do caso, considerando que as crianças costumam circular e brincar na área de mata próxima à comunidade. “São poucas informações, porque são crianças do quilombo que convivem diariamente com esse ambiente, o que torna o desaparecimento ainda mais estranho”, explicou.

Segundo Roberto Costa, além das buscas, novas frentes de investigação também estão sendo reforçadas para ampliar as possibilidades de esclarecimento do caso.

“Voltei a falar com o secretário de Segurança, Dr. Maurício, e com o comandante do Corpo de Bombeiros. Uma nova equipe de delegados está chegando para aprofundar as investigações. Todo o apoio solicitado tem sido atendido, e vamos seguir firmes até encontrar as três crianças”, concluiu.

  • Mônica

    Mônica Alves

    O blog Mônica Alves é um veículo de comunicação virtual, que vai informar, sugerir e analisar assuntos políticos, bastidores e comportamentos variados do estado do Maranhão e do Brasil.

    Ao criar essa página, quero contribuir e levantar questionamentos subjetivos dos mais simples aos que ganham grandes espaços de notoriedade, além de dar espaço à boas histórias, com personagens e lugares que serão (re) descobertos por meio de relatos em viagens, festividades culturais e visitas etnográficas, mas que nem sempre têm a oportunidade do destaque merecido.