novembro 13, 2025

Imagem do dia: O “deboche” do deputado Duarte Jr, veio!

Por meio de rede social, o deputado federal maranhense Duarte Jr, vice presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS (CPMI), publicou imagem de um cofre cheio de dinheiro vivo, ao que tudo indica que tal quantia encontrada foi achada na casa do seu desafeto, o deputado estadual maranhense – licenciado – Edson Araújo, suspeito de envolvimento, até o talo, no esquema de fraude do INSS.

A imagem postada pelo deputado federal se deu logo após Operação da Polícia Federal, Sem Desconto, na manhã desta quinta-feira, 13, onde um dos locais alvo foi no apartamento de luxo de Edson Araújo.

“Em São Luís, advinha onde fica esse cofre”, ironizou Duarte.

 

 

Deputado licenciado Edson Araújo é alvo de operação da Polícia Federal em São Luís

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, 13, a Operação Sem Desconto, que ocorre simultaneamente nos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e também no Distrito Federal.

Entre os alvos da operação está o deputado estadual do Maranhão, Edson Araújo (PSB). As primeiras informações indicam que o parlamentar é investigado por inserção de dados falsos no sistema do INSS.

Até o momento, não há confirmação de prisão de Araújo, diferentemente do que ocorreu com o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que foi preso preventivamente. Stefanutto é investigado por suspeita de ter permitido desvios de recursos durante sua gestão à frente do órgão. Ele assumiu o comando do INSS em julho de 2023, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A defesa de Stefanutto ainda não se manifestou.

Ao todo, estão sendo cumpridos 63 mandados judiciais, entre buscas, apreensões e prisões, em diversas unidades da federação.

Denúncia de ameaça

Recentemente, o deputado Edson Araújo foi denunciado pelo também socialista Duarte Júnior (PSB-MA) por suposta ameaça, após Duarte comentar sobre o envio de recursos da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CNTPA) — entidade ligada a Araújo — para o próprio deputado e seus assessores na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Segundo Duarte, a ameaça teria ocorrido por meio de mensagens em aplicativo de conversa. O parlamentar registrou boletim de ocorrência na Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, que abriu investigação. Ele também solicitou escolta policial ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para si e sua família.

Para a sessão desta quinta-feira (13), está prevista a votação de requerimentos que pedem a convocação de Edson Araújo para prestar depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, da qual Duarte Júnior é vice-presidente.

  • Mônica

    Mônica Alves

    O blog Mônica Alves é um veículo de comunicação virtual, que vai informar, sugerir e analisar assuntos políticos, bastidores e comportamentos variados do estado do Maranhão e do Brasil.

    Ao criar essa página, quero contribuir e levantar questionamentos subjetivos dos mais simples aos que ganham grandes espaços de notoriedade, além de dar espaço à boas histórias, com personagens e lugares que serão (re) descobertos por meio de relatos em viagens, festividades culturais e visitas etnográficas, mas que nem sempre têm a oportunidade do destaque merecido.