outubro 22, 2025

Governador Carlos Brandão se pronuncia oficialmente após áudios expostos de ex-aliados

Após o vazamento de áudios comprometedores envolvendo aliados do ex-governador Flávio Dino, o atual governador do Maranhão, Carlos Brandão, decidiu se pronunciar oficialmente, rompendo o silêncio diante da crise política que atingiu sua base aliada.
Por meio de nota, o governador Carlos Brandão lembrou que é ele quem está à frente do governo desde 2022.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), divulgou, nesta terça-feira (22), uma nota pública em resposta ao vazamento de áudios envolvendo figuras próximas ao ex-governador Flávio Dino e aliados políticos. Em tom firme, Brandão condenou práticas de chantagem e barganha política e quis dizer, em seu pronunciamento (por nota), que desde 2022 é ele quem está à frente do governo.

Ainda na nota, o chefe do estado afirmou que “em política, tem que se ter coerência”, e apontou que, embora mantenha parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, existe atualmente uma divisão política no estado, alimentada por tentativas de setores do antigo governo de manter influência sobre a atual gestão.

“O governo que se encerrou em 2022 quis permanecer no comando da gestão para a qual fui eleito. Fui parceiro, mas impus limites”, declarou Brandão.

O governador classificou como “insanas e agressivas” as reações de membros do grupo anterior, acusando-os de utilizar métodos pouco republicanos para exercer pressão sobre o governo. Segundo Brandão, houve uma tentativa de negociação para a ocupação de vagas no Tribunal de Contas do Estado (TCE), intermediada pelo deputado federal Rubens Júnior (PT), que teria levado um recado do ex-secretário e ex-deputado Márcio Jerry (PCdoB).

“O próprio Rubens Júnior confirmou na tribuna da Câmara Federal”, afirmou.

Brandão também negou qualquer envolvimento do governo na gravação dos áudios que vieram a público, dizendo que os responsáveis por eles “se fizeram gravar” e agora “temem os efeitos dessa exposição vexatória, expondo nomes de outros níveis de poder”.

Operação da Polícia Federal afasta prefeito Wallas Rocha de São Benedito do Rio Preto

A Operação Santa Chaga, deflagrada nesta quarta-feira (22) pela Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), investiga o desvio de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) no estado do Maranhão. A ação se concentrou nos municípios de São Benedito do Rio Preto, Jatobá, Urbano Santos e São Luís, onde foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão.

Prefeito Wallas Rocha, de São Benedito do Rio Preto, foi afastado do cargo

A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quarta-feira (22) a Operação Santa Chaga, que investiga o desvio de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) no estado do Maranhão.

Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão nos municípios de São Benedito do Rio Preto, Jatobá, Urbano Santos e São Luís. A Justiça também determinou o afastamento do prefeito Wallas Rocha, de São Benedito do Rio Preto, além de outros gestores da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo as investigações, valores destinados à educação básica teriam sido desviados para:

  • Pessoas sem vínculo com o setor educacional;

  • Empresas contratadas de forma irregular;

  • Familiares de agentes públicos.

Há ainda indícios de que os recursos tenham sido usados com fins políticos e eleitorais.

Os investigados poderão responder pelos crimes de:

  • Peculato (desvio de dinheiro público)

  • Falsidade ideológica

  • Lavagem de dinheiro

O nome “Santa Chaga” faz referência simbólica aos “ferimentos causados à educação pública” pelos desvios.

  • Mônica

    Mônica Alves

    O blog Mônica Alves é um veículo de comunicação virtual, que vai informar, sugerir e analisar assuntos políticos, bastidores e comportamentos variados do estado do Maranhão e do Brasil.

    Ao criar essa página, quero contribuir e levantar questionamentos subjetivos dos mais simples aos que ganham grandes espaços de notoriedade, além de dar espaço à boas histórias, com personagens e lugares que serão (re) descobertos por meio de relatos em viagens, festividades culturais e visitas etnográficas, mas que nem sempre têm a oportunidade do destaque merecido.