agosto 15, 2024

CNJ abre investigação sobre conduta de corrupção de desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do Maranhão

Desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do Maranhão que foram alvo de operação da Polícia Federal

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu um procedimento administrativo para investigar a conduta dos desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do Maranhão que foram alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira, 14, por suspeita de corrupção.

O corregedor do CNJ, ministro Luís Felipe Salomão, solicitou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde tramita o inquérito criminal sobre os magistrados, que envie todas as informações úteis para o processo disciplinar.

“O cenário exposto sugere a prática de falta funcional com repercussão disciplinar por parte dos magistrados envolvidos, o que exige a atuação desta Corregedoria Nacional de Justiça, com urgência, para a apuração dos fatos aqui narrados”, diz um trecho da decisão.
O CNJ também notificou o TJMA para informar, em até cinco dias, as providências tomadas.

Foram alvos da operação da Polícia Federal, além de advogados assessores judiciais, os desembargadores Luiz Gonzaga Almeida Filho, Marcelino Everton, Nelma Sarney Costa e Antônio Guerreiro Júnior. Os juízes Cristiano Simas de Sousa e Alice de Sousa Rocha e o ex-juiz Sidney Cardoso Ramos também são investigados pela PF. Todos estão afastados das funções, por determinação do STJ.

A Polícia Federal disse que encontrou indícios da “manipulação de processos” em troca de propinas. Em apenas uma das ações, podem ter sido desviados R$ 14 milhões, valor correspondente a um alvará fraudulento que teria sido expedido. Os policiais federais fizeram buscas em endereços residenciais e nos gabinetes dos magistrados.

A desembargadora Nelma Sarney Costa já estava afastada do tribunal pelo CNJ, acusada de usar o cargo para ajudar um ex-assessor, com quem trabalhou entre 1991 e 2014, a ser aprovado em um concurso de cartórios no Estado.

O desembargador Guerreiro Júnior também estava afastado antes da operação. Ele é investigado por suspeita de envolvimento em irregularidades na obra do Fórum de Imperatriz.

Nota do TJMA
 – O Tribunal de Justiça do Maranhão emitiu nota comunicando que tem colaborado com a “Operação 18 minutos”, realizada pela Polícia Federal, cumprindo determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em algumas unidades do prédio sede do TJMA e do Fórum de São Luís.

“Com fundamento nos princípios da transparência e da governança, o TJMA atende à determinação do STJ, que expediu mandados de busca e apreensão para a realização da operação pela PF”, complementa a nota do judiciário maranhense.

Eleições 2024: Fernando Pessoa lidera pesquisa em Tuntum, revela Instituto Exata

Imirante

Seguindo a sequência de pesquisas encomendadas pela Rádio Mirante e pelo Portal Imirante mostrando os cenários da disputa eleitoral no Maranhão, o Instituto Exata traz números da disputa eleitoral em Tuntum. Por lá, foram ouvidos 400 eleitores nos dias 9 e 10 de agosto. A margem de erro é de 4,41 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%. Na Justiça Eleitoral, o levantamento tem o protocolo de registro com o número MA -07958/2024.

Pelos dados da Exata, a corrida eleitoral que tem dois candidatos na disputa é liderada pelo atual prefeito Fernando Pessoa (PDT). No cenário espontâneo, o pedetista aparece com 61% das intenções de votos. Seu adversário, Cleomar Tema (PSB), alcança 25,75%.

Fernando Pessoa aparece em primeiro no cenário espontâneo

Os números são maiores para Fernando Pessoa no cenário estimulado na pesquisa Exata. Neste cenário, Pessoa tem 62,5% das intenções de votos e Cleomar Tema, 28,5%.

N estimulada, a diferença do percentual é maior entre os dois candidatos

O Instituto Exata mostra a expectativa de vitória para a Prefeitura de Tuntum. Neste cenário, 65,5% dos entrevistados disseram acreditar na reeleição de Fernando Pessoa. Outros 25,25% acreditam na vitória de Cleomar Tema.

Maioria dos eleitores acredita que Fernando Pessoa será reeleito

Já em relação a rejeição dos candidatos, o de maior rejeição é Cleomar Tema com 59,25% entre a opinião dos candidatos. Já Fernando Pessoa tem 26% de rejeição.

Pesquisa Exata mostra o cenário de rejeição na disputa eleitoral em Tuntum

Avaliação

Também foi avaliada a aprovação da gestão municipal de Fernando Pessoa. Dos entrevistados na pesquisa, 77,75% dissera acreditar na vitória do atual prefeito que quer concorrer ao pleito em Tuntum. Outros 17,5% afirmaram que desaprovam a gestão municipal em Tuntum.

Aprovação da gestão de Fernando pessoa passa de 70 pontos

 

  • Mônica

    Mônica Alves

    O blog Mônica Alves é um veículo de comunicação virtual, que vai informar, sugerir e analisar assuntos políticos, bastidores e comportamentos variados do estado do Maranhão e do Brasil.

    Ao criar essa página, quero contribuir e levantar questionamentos subjetivos dos mais simples aos que ganham grandes espaços de notoriedade, além de dar espaço à boas histórias, com personagens e lugares que serão (re) descobertos por meio de relatos em viagens, festividades culturais e visitas etnográficas, mas que nem sempre têm a oportunidade do destaque merecido.