Geral

Sem feriado de carnaval no Maranhão!

Bom, um título que já diz tudo e que é absolutamente compreensível pelo dado momento em que o Brasil e o mundo passa há quase 1 ano – a pandemia do novo Coronavírus.

No post passado, coloquei o número de óbitos que já temos no Brasil devido a essa pandemia, a falta de vacinação e, principalmente, a nossa falta de consciência que faz com que a doença se alastre cada vez mais. Quase 198 mil mortos somente aqui no país e em 24h, um registro de mais de mil novas mortes causadas pela covid-19.

Com isso, o governo do estado vem adotando medidas de restrição desde o início da pandemia no estado, mesmo o próprio governador não cumprindo algumas.

Do isolamento, ao fechamento do comércio e serviços não essenciais, até lockdown, de tudo já vivemos aqui, tudo a fim de tentar conter o número de infectados pelo vírus.
Mas aí chegou a período político e tudo, absolutamente tudo, foi esquecido. Multidão e aglomerações das mais diversas foram vistas e vividas em todo canto do estado; mas, tá, isso é assunto para outro post.

O que quero contar aqui é que, o mesmo Flávio Dino que durante o 2º turno das eleições 2020, temeroso em perder a influência e o poder no Palácio La Ravardiere, “caiu pra dentro” em apoio ao seu candidato – derrotado – Duarte Júnior. Nessa hora ele até esqueceu que coronavírus existia.

Quem não lembra do Dino aglomerado no 2º turno das eleições 2020?! Sem sucesso, claro!
Sem feriado no carnaval

Mas aí, ano novo se inicia e os trabalhos continuam e o governo do Maranhão decidiu retirar o carnaval do calendário oficial de feriados do estado. É o que mostra o Decreto 36.417, publicado no ultimo dia 21 de dezembro do Diário Oficial do Estado. Errado não está!

Segundo o decreto, elaborado ano dia 18 de dezembro, os feriados de carnaval não constarão como feriado e ponto facultativo reconhecidos pelo governo, tornando-se um dia comum para administração pública.

No começo do ano, o governo só reconhece as datas de 1º de janeiro, como confraternização universal e 1º de abril com sexta-feira santa. As datas 15 e 16 de fevereiro, que serão os dias de carnaval não foram incluídas no decreto.

Veja os dias a serem considerados feriados ou terão pontos facultativos no Maranhão

– 1º de janeiro, sexta-feira, Confraternização Universal,
feriado nacional;
– 1º de abril, quinta-feira Santa, ponto facultativo;
– 02 de abril, sexta-feira da Paixão, feriado nacional;
– 21 de abril, quarta-feira, Tiradentes, feriado nacional;
– 1º de maio, sábado, Dia do Trabalho, feriado nacional;
– 03 de junho, quinta-feira, Corpus Christi, ponto facultativo;
– 28 de julho, quarta-feira, Dia da Adesão do Maranhão
à Independência do Brasil, Feriado Estadual;
– 6 de setembro, segunda-feira, ponto facultativo;
– 7 de setembro, terça-feira, Independência do Brasil,
feriado nacional;
– 12 de outubro, segunda-feira, Nossa Senhora Aparecida,
feriado nacional;
– 28 de outubro, domingo, Comemoração alusiva ao Dia
do Servidor Público;
–  2 de novembro, terça-feira, Finados, feriado nacional;
– 15 de novembro, segunda-feira, Proclamação da República, feriado nacional;
– 25 de dezembro, sábado, Natal, feriado nacional.

Deixe uma resposta