Geral

Vídeo: Minha experiência, como repórter, no antigo lixão da Ribeira

Como repórter na Tv Guará, por alguns dias, tive a fantástica experiência de fazer uma reportagem no antigo lixão da Ribeira, no último dia 15 de Dezembro e quero compartilhar aqui a transformação que aconteceu naquele lugar.

“O local foi completamente transformado e entregue à população pelo ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior, já nos últimos dias de seu mandato.
Fica aqui registrado a admiração e a minha salva de palmas pelo trabalho naquele lugar”.

Uso logo esse termo – Lixão da Ribeira -, o qual nem é mais o nome atual, porque, assim, as pessoas tendem a identificar e lembrar logo do que eu estou falando.

Quem não lembra do lixão à céu aberto no aterro da Ribeira? Lugar de muito lixo, mau cheiro e muita sujeira.
A imagem do caos!

Essa foi a realidade daquele lugar por mais de 20 anos e que durante esse tempo foi um dos maiores problemas para a população, principalmente, a que mora no entorno do local.

Até ser entregue com outra estrutura e outra proposta, ele estava desativado desde 2015 para ações de recuperação, sendo transformado em uma área de beneficiamento de resíduos sólidos, educação ambiental e incentivo à sustentabilidade

O que era apenas um lugar para recebimento de resíduos e dejetos dos mais variados e sem nenhum tipo de tratamento, hoje, além do processo de recuperação ambiental, até o nome mudou, Centro Ambiental Ribeira, que conta com uma ampla estrutura para reutilização de materiais descartados, destinação correta de resíduos, triagem de materiais reciclados e o Centro de Aprendizagem Ambiental.

Usina de Britagem

Foi inaugurada, também, uma Usina de Britagem, que é onde vão ser recebidos os resíduos da construção civil.
O sistema mecanizado vai transformar o entulho em brita e areia dos mais diferentes tamanhos.

Centro de Triagem

Já no Centro de Triagem, todos os resíduos coletados nos Eco Pontos e Pontos de coleta seletiva porta porta, passam pela triagem, afim de serem devidamente separados e, a partir daí, repassados às industrias para reciclagem.

Pátio de compostagens

Para os rejeitos das feiras e mercados públicos, no pátio de compostagem eles ganham importância.
Vão virar adubo orgânico que será distribuído para produtores rurais.

Centro de Educação Ambiental

Para que o centro seja também uma área de incentivo à reciclagem e sustentabilidade foi construído um O Centro de Educação Ambiental foi construído para que seja uma área de incentivo à reciclagem e sustentabilidade, de acordo com a antiga gestão; voltado para que estudantes de escolas públicas da rede municipal ou estadual e da rede privada e população, em geral, passem por atividades que incentivem uma mudança de hábito em relação à geração de resíduos. O local também permite que gestores públicos de qualquer parte do país possam entender todo o processo e, a partir daí, pensar em novas políticas de limpeza urbana.

Deixe uma resposta