Saúde

Envio de 3 milhões da vacina Janssen ao Brasil é cancelado

A chegada de 3 milhões de doses da vacina Janssen ao Brasil para esta terça-feira, 15, acaba de ter o envio suspenso pelos EUA.
A informação acaba de ganhar repercussão em todo o país, já sendo divulgada por diversos programas de TV, confirmando que a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, em inglês) teria aprovado o envio de doses da vacina, mas a  farmacêutica da Johnson & Johnson cancelou o envio do lote. As doses prometidas já vencem no próximo dia 27.

A Janssen é o braço farmacêutico da megaempresa Johnson & Johnson e sua vacina contra a Covid-19 é aplicada em dose única. De acordo com dados disponíveis, ela tem 85% de eficácia nos casos mais severos da doença.

O problema é que a remessa já chegaria ao Brasil com prazo de validade quase no limite. No entanto, com base em protocolos adotados nos Estados Unidos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) poderia aumentar o prazo de validade das doses de 12 para 18 semanas. Sendo assim, o fármaco passaria a ser funcional até 8 de agosto, o que daria tempo para a vacina conseguir ser distribuída nas capitais e cidades maiores.

Deixe uma resposta