Bandeira amarela: conta de luz ficará mais cara em julho
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. A cobrança adicional vai ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela.
Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra. O alerta foi publicado na sexta-feira (28).
“Essa é a primeira alteração na bandeira desde abril de 2022. Ao todo, foram 26 meses com bandeira verde”, justificou a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.
Ainda segundo a Aneel “a bandeira amarela foi adotada devido à baixa expectativa de chuvas para o segundo semestre, de cerca de 50% a menos que o normal. Além disso, a previsão de temperaturas no inverno também está acima da média, o que faz com que as pessoas usem mais aparelhos elétricos para amenizar a temperatura do ambiente”.
Cores de bandeira na conta de luz
A identificação de cores de bandeiras na conta de energia é um sistema criado pela Aneel para demonstrar ao consumidor se as condições para geração de energia estão favoráveis ou não. É um esquema de cores com significado parecido com o semáforo, sabe? Verde significa que pode seguir, amarelo é atenção e vermelho mostra que temos que frear o consumo.