Geral

Alcântara: município com 204 comunidades quilombolas, 100% vacinado contra covid 19

Distante há pouco mais de 30 quilômetros de São Luís, a cidade de Alcântara, em 2007, foi o berço que escolhi para o meu trabalho final de conclusão de curso – Jornalismo -, quando, em pesquisa etnográfica, viajei, algumas vezes, ao município histórico, a fim de retratar a vida cotidiana e os primórdios de algumas daquelas comunidades quilombola existentes não, RESISTENTES, no local.

2021, ano pandêmico e a mesma cidade, de 204 comunidades quilombolas e com pouco mais de 22 mil habitantes, fica conhecida, nesta quarta-feira, 16, no país  inteiro, como a primeira cidade brasileira a estar 100% vacinada – 1ª dose – contra a covid19, em adultos.

De acordo com o Ministério da Saúde, quase 13 mil pessoas tomaram a primeira e 1.680 a segunda das 26 mil doses de vacinas enviadas.

Em tempo

Desde o começo do mês de Junho, o Maranhão tem se destacado com os “Arraiás da Vacinação”, para atrair a população da Grande Ilha de São Luís para os locais de vacinação. Os “arraiá” já estão sendo organizados, também, em outras cidades do Estado. Nesses eventos, além dos festejos típicos, as imunizações são realizadas no período de mais de 24h.

Deixe uma resposta