DETRAN/MA paralisa atividades porque Governo Flávio Dino não cumpre acordo

Os servidores do DETRAN-MA paralisaram as atividades do órgão hoje (21) em todo o Estado, em resposta ao descumprimento de acordo por parte do Governo. A decisão foi tomada em assembleia realizada na última segunda-feira (19) e houve a adesão da maioria da Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs).

– Após a suspensão da greve, que aconteceria no mês de abril devido a aceitação por parte do governo do estado e da contraproposta oferecida pelo sindicato dos servidores, acreditávamos que o Palácio dos Leões fosse realmente manter o acordo firmado e respeitar a agenda de negociações – declarou Perez da Paz, presidente do sindicato, ao explicar que a paralisação é uma advertência com o objetivo de que o governo retome o diálogo e cumpra a agenda de reuniões prometida e os prazos estabelcidos.

Paralisação de Advertência

Para que se entenda melhor o contexto dessa paralisação de advertência, no dia 20/04 os servidores do Detran, de todo o estado do Maranhão, votaram pela suspensão da greve programada para iniciar no dia 24/04, em troca de algumas concessões, que incluiam aumento no auxílio-alimentação, gratificação de atividade de trânsito para todos os servidores, além  de um calendário definido para as negociações de outras pautas e a implementação do auxílio e da gratificação. Contudo, após uma única reunião que aconteceu no dia 22 de Maio, houve poucos avanços nas negociações e também um momento de tensão: a proposta do governo de que a gratificação fosse concedida apenas aos servidores que entraram através do último concurso público, sem extensão aos demais servidores. Proposta que foi veementemente repudiada pela categoria.

Na capital, a paralisação de advertência aconteceu durante todo o expediente de hoje (quarta-feira) e contou com a presença dos servidores na entrada principal da sede do Detran, localizada na Avenida do Franceses. Os postos de atendimento da capital, da região metropolitana e as CIRETRANs (interior do estado) também aderem ao movimento e, por isso, a orientação que o Sindicato dos Servidores do Detran repassa à população é que reagendem os seus serviços no órgão para outras datas.

Qual é a sua opnião sobre essa matéria?