Deputado Wellington denuncia: “A saúde de São Luís está na fila de espera sem ser atendida”

Cenas desumanas e de extremo caos foram registradas pelo deputado estadual Wellington do Curso (PP), na noite de domingo (15/05), durante visita à fila de marcação de consultas da capital.

4e695aae-f381-41ca-a84b-0a1aed0a0d72
Entre os idosos há até quem ‘coleciona’ senhas e até hoje não foi atendido.

Idosos, de forma humilhante, precisando dormir na fila, com o intuito de conseguir marcar consultas e exames – ou não – na Central de Marcação de Consultas do Maranhão (CEMARC), em São Luís. Um triste registro de que nem mesmo a saúde dos idosos é assegurada e respeitada pela Prefeitura de São Luís.

E durante o seu pronunciamento na Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Wellington não poderia deixar de expôr os fatos vexatórios que comprovam o caos que impera na saúde pública, mais precisamente, quanto à precária e deprimente situação de vários ludovicenses que padecem nas filas de marcação de consultas e nos hospitais.

“Já estou há dois meses tentando autorizar um exame para minha filha. Chego aqui e não tem mais senha. Já cansei de dormir encostada nessas paredes daqui. O pobre morre e não é atendido”, relatou uma senhora de 75 anos.

Em seu posicionamento sobre o tema, o parlamentar não apenas denunciou o caso, mas apresentou soluções à essa problemática referente a marcação de consultas, além, é claro, de cobrar efetividade e urgência de medidas.

“Desde o ano passado, nos meses iniciais do nosso mandato, apresentei aqui na Assembleia a problemática referente à marcação de consultas em São Luís. Isso não era segredo. E não o é. É de conhecimento notório. Infelizmente, apenas conhecimento, porque 1 ano se passou e nada foi feito. Cobrei ações e apresentei uma possível solução: falei do teleagendamento. Inclusive, medida já implantada pelo Governo do estado. Em contraposição a isso, a Prefeitura prefere não acatar a ideia e a sugestão, que mesmo em sua totalidade, se não resolvesse, pelo menos, atenuaria os problemas que, para mim, são desumanos. A saúde de São Luís está na fila de espera, sem ser atendida”, declarou.

635b005b-fadc-4294-80a5-38f47b623ebc

Quanto à distribuição de senhas, o deputado Wellington mostrou-se indignado com a situação que encontrou durante sua visita à Central, no último domingo.

“Durante a minha visita mais recente, encontrei uma senhora que já ‘coleciona’ senhas, mas até hoje não foi atendida. Ora, senhores: de senha em senha, a vida vai passando, a doença vai se agravando e o atendimento? Bem, esse não chega. Não sejamos mecânicos. Não é por que temos condições de pagar um plano de saúde que podemos fingir que todos os outros também possuem essa condição. Nossa população, em sua maioria, não consegue. Isso não tem como enaltecer. Não tem como defender a permanência de idosos em uma fila que não tem fim para conseguir uma senha de efetividade, infelizmente, questionável, indignou-se Wellington do Curso.

12 thoughts on “Deputado Wellington denuncia: “A saúde de São Luís está na fila de espera sem ser atendida”

  • 19/05/2016 at 20:55
    Permalink

    Esse ai pensa que política é um reality show, não faz nada de produtivo, mas quer todos os holofotes pra ele.

  • 19/05/2016 at 20:47
    Permalink

    Não precisa isso de madrugar na fila pra conseguir marcar consulta. qual é o problema do brasileiro que gosta de uma fila? ta certo que demora um pouco pra chamarem a senha, mas funciona uns 30 guichês lá dentro justamente pra dar conta de marcar tudo.

  • 19/05/2016 at 20:39
    Permalink

    existem problemas crônicos em toda cidade do brasil e dificeis de serem resolvidos, a saúde é uma delas… porém não acho que nossa cidade está tão perdida assim como alguns andam noticiando, a prefeitura vem desenvolvendo melhorias, nessa semana uma unidade de saude foi inaugurada no filipinho e vai ajudar muito a população.

  • 19/05/2016 at 20:39
    Permalink

    Etaaaah!! Vai chegando o período eleitoral e o que tem de candidato querendo mostrar trabalho, sendo que passaram 4 anos e não fizeram nada! Me poupe, Welligton.

  • 19/05/2016 at 20:35
    Permalink

    Wellington do curso é um daqueles que agora pisa em hospitais, vai nos bairros, abraça crianças e idosos pra garantir eleitores através desses ataques a gestão, mas depois não vai tá nem aí pra população, a cara dele não nega!

  • 19/05/2016 at 20:32
    Permalink

    La vem ele com esses videozinhos de novo. Acha que a população gosta? Estamos de olho nessas atitudes mesquinhas

  • 19/05/2016 at 20:18
    Permalink

    Você acha que o Hospital da Mulher e o Socorrão 1 ganharam certificados de excelência como?? Isso foi fruto de muito trabalho da Secretaria de Saúde, e lhe digo mais, alguns hospitais públicos daqui de São Luís estão colocando os particulares no bolso. Enquanto isso Welligton fica brincando de fazer política, através de seus videozinhos.

  • 19/05/2016 at 19:53
    Permalink

    Creio que denunciar descasos na saúde ou onde que que seja onde o Estado ta falhando, não é de todo algo ruim, pelo menos vemos quem está se importando mesmo que denunciando em redes sociais, acho que temos que utilizar os meios que temos por alcance no momento, além disso, já presenciei o trabalho do Deputado Wellington nas sessões e fora delas, ele tem se mostrado ativo na competência que lhe foi dada, denunciando, cobrando e mostrando a população o que está acontecendo na realidade de nossa cidade. Parabéns ao Deputado Wellington e que tenhamos mais pessoas como ele, preocupados em realizar política de forma seria!

  • 19/05/2016 at 19:53
    Permalink

    Parabéns Deputado.

    Engraçado as pessoas que fazem comentários negativos não devem usar sequer o SUS. Aliás devem ter planos de saúde e não sabem a realidade do povo pobre.

    O senhor Edivaldo Holanda não estar nem aí para slz nem para as pessoas que usam os hospitais. A propaganda que vcs assistem na TV são máquina porque a realidade além de ser outra e dura.

    Se vc quiserem ter algum conhecimento sobre o assunto e só colocar no google CNES estabelecimento e vão ver o número de profissionais da saúde que tem nas unidades mistas e nunca apareceram só recebendo da prefeitura.

    E os PDF cadê? deveriam existir em toda são Luís e nunca vi. Aliás por onde andam? Ops só recebendo em casa.

  • 19/05/2016 at 19:44
    Permalink

    Primeiro que não há necessidade dessas pessoas dormirem na porta do centro de marcação, segundo que a prefeitura não é responsável por essas pessoas enquanto estão fora do centro e terceiro é que se Wellington realmente quisesse ajudar alguém já teria marcado reunião com quem fosse pra tentar solucionar o problema. A gente quer político ativo e não reclamão de rede social! AFF!

  • 19/05/2016 at 19:25
    Permalink

    Welligton só sabe investir dinheiro em Safadão, não faz um benefício pro povo.

  • 19/05/2016 at 18:41
    Permalink

    Fico p… da vida com esses parlamentares que só sabem apontar os problemas, mas não são capazes de destinar 1 centavo se quer de suas emendas parlamentares.

Qual é a sua opnião sobre essa matéria?