SANTA INÊS – Secretaria de Educação realiza treinamento para professores de creches

263d43d1-c74b-4aae-9950-23bc4a874f45

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Santa Inês realizou entre os dias 28 e 30 de Março a formação para professores das creches municipais. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura e teve, no primeiro dia de palestra, a professora Artenira Silva, Psicóloga pela PUC de São Paulo, que tem Mestrado em Saúde e Ambiente pela UFMA, Doutorado pela UFBA em Saúde Coletiva, Pós doutorado em Psicologia e Educação pela Universidade do Porto, Docente e Pesquisadora da UFMA e autora de livros e artigos.

A professora Artenira explanou sobre o ‘Desenvolvimento Psicossocial na Primeira Infância’, onde trata-se da competência física e cognitiva, suas raízes no desenvolvimento da personalidade e nos relacionamentos com seus pais e outros desde o primeiro dia de vida da criança. “É importante que qualquer profissional da educação que trabalhe com criança, entenda exatamente quais são as fases do desenvolvimento psicossocial que a criança passa, pois sem essa percepção não há como interagir a contento com essa criança”, disse Artenira.

73a6ccc5-49be-4fc4-bf20-7a175d525d76
Artenira incitou o público a buscar imaginar como a criança pensa, como ela se sente diante do mundo e quais as especificidades dessa faixa etária

Ela incitou o público a buscar imaginar como a criança pensa, como ela se sente diante do mundo e quais as especificidades dessa faixa etária. “Do contrario você irá interagir com a criança como se ela fosse um ser humano completamente estranho, diverso, no qual o educador não conseguirá se aproximar”, finalizou ela.

A secretária municipal de Educação, Maria da Conceição Costa, pontuou que a preocupação do município é ter um professor preparado, onde esse educador saiba conduzir os alunos da creche, por isso a formação foi realizada. “A atual gestão se preocupou desde o início em formar continuamente os professores da rede pública municipal de ensino e este ano estamos trabalhando com a formação dos professores das creches”, afirmou.

Já a diretora de Departamento da Educação Infantil, Maria Amélia, disse que o compromisso do município é a formação continuada em rede. “O prefeito Ribamar Alves teve a preocupação em implantar as creches no município e este ano (2016) ele está proporcionado aos educadores uma formação para que estes possam cuidar ainda melhor de nossas crianças”, disse Amélia.

O evento finalizou na quarta-feira (30), com uma oficina, onde os professores mostraram tudo que aprenderam com as palestrantes.

As informações são da ASCOM/SantaInês

Qual é a sua opnião sobre essa matéria?