Por mais emprego: Prefeitura e Câmara de Santa Inês em reunião com representantes da Vale

Ribamar Alves aproveitou para agradecer à parceria da Vale

A gerência regional da mineradora Vale, recebeu, para uma reunião, o prefeito Ribamar Alves e sete dos 17 vereadores da Câmara Municipal de Santa Inês em um encontro que aconteceu na tarde da última quinta-feira (17), no escritório da Vale e que objetivou o esclarecimento de dúvidas acerca das obras de expansão da ferrovia, a qual corta cerca de 10 municípios do Estado do Maranhão. Representantes do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (Comefc) também estiveram presentes

Ao abrir a reunião, o gerente regional da Vale, Luís Carlos Rodrigues e sua equipe apresentaram números sobre a atuação da mineradora em Santa Inês, principalmente no que se refere à duplicação da EFC. Durante a apresentação, vereadores aproveitavam para solicitar detalhes sobre o trabalho da Vale no município, cobrando principalmente o aproveitamento da mão-de-obra local no serviço de expansão.

Os vereadores demonstraram-se inconformados com a situação de pessoas que não estão tendo oportunidade atuar na duplicação e solicitaram da Vale um posicionamento. O prefeito Ribamar chegou a citar que a Prefeitura capacitou mão-de-obra, em parceria com o Senac e Senai, mas os profissionais não estão sendo aproveitados. “Implantamos o Senai no município, auxiliamos na realização de cursos de capacitação. Mas esses profissionais continuam fora do mercado de trabalho em Santa Inês”, lamentou Ribamar Alves.

Presente à reunião, o presidente da Câmara de Santa Inês, vereador Orlando Mendes, disse que os vereadores foram procurados por pessoas desempregadas para interceder junto à Vale sobre essa questão, já que o município tem mão-de-obra disponível e que em sua maioria não foi aproveitada nas obras de expansão da EFC na cidade.

A Vale defendeu que grande parte dos trabalhadores que atuam na duplicação da EFC em Santa Inês foi recrutada no município, inclusive com pessoas indicadas pelos comitês de interlocução criados ao longo da área de atuação da ferrovia.

Prefeito e vereadores, durante reunião com representantes da Vale
O principal objetivo da reunião foi o aproveitamento da mão-de-obra local nas obras de expansão da EFC na área geográfica de Santa Inês

Ao final, ficou decidido que a mineradora encaminhará uma lista dos trabalhadores que atuam na área de duplicação da EFC em Santa Inês para posterior triagem e complemento do quadro e reposição de pessoal com base em lista a ser encaminhada pela Prefeitura de Santa Inês, com aval dos vereadores locais.

As informações são da ASCOM/SantaInês

Qual é a sua opnião sobre essa matéria?