Começou hoje a liberação dos 325 presos de Pedrinhas beneficiados com a saída temporária

cela

De acordo com Nota do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado e da Administração Penitenciária (SEJAP), desde hoje, 7 – cedo – começou a liberação dos 325 presos beneficiados com a saída temporária do Dia dos Pais. A autorização foi concedida pela Juíza da 1° Vara de Execuções Penais (VEP), Ana Maria Almeida Vieira, por meio da portaria 016/2015. O retorno dos beneficiados é até às 18h da quinta-feira, 13, sobre pena de regressão de regime caso descumprida.

Com essa informação, com certeza, quem fica mais temerosa é a população, que a cada dia sente na pele resultados de uma eterna insegurança que o estado, ao que parece, não tem capacidade de oferecer. O engraçado é que, enquanto 325 detentos são “soltos”, quantas milhões de pessoas vão precisar ficarem “presas”? Não, não é preconceito e nem estou julgando o caráter destes tais contemplados. Até porque, saída temporária é legal dentro da nossa Lei, quando preenchidos os requisitos. Mas o que mostra a nossa realidade em tantos casos trágicos de presos que têm esse benefício, é impossível ter outro tipo de impressão acerca dessa benevolência.

P.S – Definindo a questão da saída temporária de detentos, acredito que é um tipo de reassociá-los à sua família e sociedade e, é claro, que todos têm esse direito. Mas é importante deixar claro que: quem tem direitos, também tem deveres.

Qual é a sua opnião sobre essa matéria?