Servidores estaduais denunciam estar na ‘Malha Fina’ porque Governo do Estado não está repassando seus rendimentos à Receita Federal

Hoje, 6, servidores de vários órgãos estaduais entraram em contato comigo para denunciarem o mais novo desserviço do Governo do Estado.

Trata-se do não repasse de informações dos rendimentos dos servidores estaduais, falo da falta de envio da DIF (Declaração de Instituições Financeira), documento que contém as informações sobre o rendimento dos funcionários para a Receita Federal, causando inconsistência na informação declarada pelos mesmos.

Resultado: “Todos na malha fina”, como assim afirmou um dos servidores.

Servidores estaduais com medo de serem  engolidos pelo Leão
Servidores estaduais com medo de serem engolidos pelo Leão

A insatisfação e reclamação dos funcionários do estado é geral, pois temem serem multados pela Receita, por uma deficiência que não está partindo deles, mas, sim, por uma irresponsabilidade do governo. A reclamação conta também que o estado não se digna a emitir nenhuma nota e/ou satisfação aos servidores.

“O pior é que não sabemos o que fazer para sairmos dessa situação de malha fina. Esse governo deveria ser chamado de governo de amadores, pois está só nos prejudicando. Estamos sendo intimados a prestar esclarecimentos junto à Receita Federal por uma situação que não temos culpa de nada, pelo contrário, estamos declarando as nossas restituições, mas o que parece é que o governo da mudança não está sabendo repassar essas informações”, disse um outro servidor que teve a sua identidade preservada.

Por culpa de uma ineficiência da máquina administrativa e governamental, servidores públicos estão sendo completamente prejudicados e estão em uma situação de limitação. A falta de esclarecimentos e retificações na base de dados da Receita Federal pode resultar em atuações cujas multas variam entre 75% a 225%.

É necessário que o governo do estado dê uma resposta a essas centenas de trabalhadores que estão sem saber o que fazer e a quem recorrer. Agora é a hora do ‘Diálogo’, aquele tanto que o governador Flávio Dino (PCdoB) fez pelo Maranhão, em época de pré e campanha.

Qual é a sua opnião sobre essa matéria?