Inédito: escola municipal em Santa Inês funcionando em tempo integral

unnamed

Se aqui na capital, a prefeitura, até os dias de hoje, não conseguiu cumprir uma de suas dezenas promessas de campanha, que é a implantação das escolas em tempo integral, pelo menos em Santa Inês, município maranhense, o prefeito Ribamar Alves (PSB) levou essa realidade para a cidade.

A Administração Ribamar Alves comemora, este mês de Abril, mais uma realização de metas de Governo.
Na segunda-feira (06), foi lançado o que pode ser considerado um projeto piloto para a implantação de escolas municipais de tempo integral. Um sonho do atual gestor que se transforma em realidade.

Foi implantada em Santa Inês a primeira escola de tempo integral. O modelo contempla o anexo da Escola Municipal Maria Martins Bringel (anexo/Caic). A escola passou a atender 161 alunos de 1º ao 5º ano, funcionando das 7h30 às 17 horas.

A aula inaugural contou com a presença da secretária de Educação, Maria da Conceição Costa; da gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de Santa Inês, Maria Zuila de Sousa Silva, vereadores, secretários municipais, professores, pais, alunos e comunidade em geral.

unnamed (1)
Fagner Nascimento, diretor do anexo da Escola Municipal Maria Martins Bringel (anexo/Caic)

De acordo com o diretor do anexo, Fagner Nascimento, o projeto escola de tempo integral inicia com seis turmas, do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, com um corpo docente de sete professores, uma supervisora e oito monitores, além da diretoria.

Mantida pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Santa Inês, a escola oferece três refeições diárias (lanche, almoço e lanche), com alimentação variada, parte dela advinda do sistema de compra do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Secretaria Municipal de Agricultura.

O diretor explica que dentro da programação de atividades oferecidas, além da parte pedagógica, o sistema de tempo integral, através do Programa Mais Educação, proporciona aos alunos aulas de artes; prática de esportes; promoção de saúde, entre outros.

O QUE É ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

 O programa é destinado a crianças e adolescentes do ensino fundamental. O objetivo é garantir mais qualidade de ensino, visto que são trabalhadas todas as áreas do conhecimento, ampliando, com metodologia diversificada, os conteúdos da base curricular.

A essência do programa é a permanência do aluno na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a autoestima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção idade/série.

Os critérios de priorização para o atendimento inicial são risco social/vulnerabilidade, baixa renda familiar, baixo rendimento escolar, interesse do aluno e da família e famílias assistidas pelo Programa Bolsa Família.

Qual é a sua opnião sobre essa matéria?