Um brinde a nós, JORNALISTAS!

582250_398184626894467_1116925840_n

PAUTA DO DIA: COMEMORAR O DIA DO JORNALISTA:

Hoje, 7 de Abril é comemorado em todo o Brasil, o meu dia e de milhares de profissionais, que, há dias, meses e anos se dedicam ao trabalho de levar informações, compartilhando conhecimentos da melhor forma possível a toda sociedade a qual faz parte. Hoje é um dia dedicado aos profissionais de jornalismo.

A data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar a informação para as pessoas, de maneira que deveria ser imparcial e ética, mas a realidade é que a informação, no máximo, é passada de forma ‘equilibrada’ (palavra que eu ouvi ontem). Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base fontes de informação confiáveis.

Na data de hoje, é importante ressaltar a necessidade do profissional da área, o qual é responsável por grandes obras na área da comunicação. E, além de comemorar a data, é de suma, salientar as necessidades da classe, que até hoje, luta pela obrigatoriedade e exigência do diploma para o profissional e por melhores condições de trabalho e, principalmente de salários.

Apesar dos pesares, acredito que temos motivos para termos contentamento em nossa profissão. Por isso, um brinde à nós, JORNALISTAS!

E como diz uma frase memorável de George Orwell, “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade” 

1236964_583998244979770_1680738889_n

Como surgiu o Dia do Jornalista

A profissão foi comemorada em várias datas. No dia 24 de janeiro por ocasião da data do padroeiro da profissão, São Francisco de Sales (bispo e doutor da Igreja Católica) para homenagear os profissionais do jornalismo. O dia 29 de janeiro faz parte da história do Brasil, a data, de longe, mais citada nos calendários comemorativos brasileiros, mas ao mesmo tempo, a que menos tem referências à sua criação. Houve registros de muitas datas diferentes entre 1780 a 1829, sempre com motivos para homenagear alguma autoridade. Essas datas não são relevantes para discutirmos aqui, pois foram alteradas por diversas vezes.

O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil no dia 7 de abril – acho que agora se fixou nessa data para sempre – , em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, brasileiro de origem italiana, que morreu assassinado por inimigos políticos durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa, em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830. Ele fundou um próprio jornal chamado Observador Constitucional e tinha como objetivo denunciar os abusos aplicados pelo Imperador D. Pedro I.

Baseada em informações da Sociedade Ativa

Qual é a sua opnião sobre essa matéria?