Santa Inês: mobilidade urbana é construir cidades inteligentes

Atualmente, a questão da mobilidade é o grande desafio das cidades e gestores, não apenas aqui, mas, eu diria que em todo o mundo. A contemporaneidade nos trouxe a opção pelo automóvel – que, num tempo não tão distante parecia a resposta mais imediata e eficiente às nossas necessidades de locomoção. Mas, hoje, vemos que por onde andamos, vemos trânsito paralisado, desperdiçando o nosso tempo e, claro, combustível, que salta aos ‘olhos da cara’. Sem falar nos problemas ambientais, poluição do ar e afins.

E foi dando importância a essa necessidade da mobilidade urbana do município de Santa Inês, que a atual administração está buscando mecanismos que garantam a locomoção da população pelas ruas da cidade. Como parte dessa iniciativa, o Departamento de Projetos da Prefeitura realizou estudos e elaborou o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

Para apresentar e debater o plano, o Departamento de Projetos, coordenado por Solange Calvacanti da Cunha, realizou na manhã da última segunda-feira (27), uma audiência, na qual, autoridades e a comunidade puderam conhecer as etapas programadas pela Prefeitura para melhorar a mobilidade do município.

unnamed (2)

De acordo com Solange Cunha, algumas etapas do plano estão em andamento e as próximas metas são a captação de recursos para realizar as melhorias necessárias. A diretora de projetos explica que a população está concordando com as mudanças que irão ocorrer, pois elas visam melhorar a trafegabilidade nas vias da cidade.

Participando da audiência, a diretora do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Sylvia Janeth Bezerra Rodrigues, disse que a Prefeitura está empenhada em organizar o trânsito do município. Por isso, o DMT já fez diversas intervenções, implantando nova sinalização, dinamizando e moralizando a trafegabilidade na cidade. “Sinalizar a cidade e melhorar o fluxo de veículos faz parte do plano de mobilidade e isso já está acontecendo”, enfatizou Sylvia.

O prefeito Ribamar Alves explicou que a implantação do Plano de Mobilidade Urbana de Santa Inês é um projeto inovador e necessário, pois o município cresce a cada dia, com uma grande circulação de pessoas. “Por isso, precisamos investir em melhorias na trafegabilidade de nossa cidade e isso nós estamos fazendo”, ressaltou o prefeito Ribamar Alves.

mobilidade_urbana

A mobilidade urbana envolve também em sua demanda de melhoramento de vias e trafegabilidade, a questão de calçadas confortáveis, niveladas, sem buracos e obstáculos. Os gestores e suas equipes e população, no geral, precisam entender que as ruas, além de serem locais de passagens, precisam ser, também, locais de convivência.

Qual é a sua opnião sobre essa matéria?